• Agrava a situação dos rios que sofrem com estiagem em SC

Agrava a situação dos rios que sofrem com estiagem em SC

26 Jul, 2017 15:03:31 - Geral

Florianópolis (SC)

A quarta-feira, 26, terá sol e poucas nuvens em Santa Catarina. Segundo a Epagri/Ciram, a temperatura deverá se manter elevada na maior parte do dia, devido à massa de ar seco que está sobre o Sul do Brasil. Para a quinta-feira, 27, está prevista a formação de nevoeiros ao amanhecer, especialmente no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Florianópolis.

Até o fim da semana, a previsão da Epagri/Ciram aponta que em todas as regiões haverá céu claro, com sol e poucas nuvens na maior parte do dia. As temperaturas mais amenas serão registradas no período noturno, entre 6ºC e 7°C no Planalto Sul e entre 13ºC e 17°C nas demais regiões. No entanto, durante o dia, a temperatura segue alta para a época do ano, chegando a 26ºC e 28°C em boa parte do estado e a 32°C no Litoral Sul.

Permanece alerta para situação hidrológica devido à estiagem

Por causa da estiagem, a Epagri/Ciram informa que há rios em Santa Catarina com os níveis de água extremamente baixos. Os municípios com rios em estado de emergência são: Forquilhinha, Chapadão do Lageado, Orleans, São Martinho, Passos Maia e Concórdia. Também há rios em estado de alerta nos municípios de Canoinhas, Meleiro e Rio Negrinho. Veja a tabela atualizada abaixo (8h de 26/07/2017).

De acordo com a previsão, o tempo deve permanecer seco no estado até a próxima semana, com chuva prevista apenas a partir do dia 2 de agosto. Isso pode reduzir ainda mais os níveis dos rios e gerar problemas de abastecimento de água de algumas localidades.

Risco de queimadas e incêndios

Santa Catarina registra baixa umidade relativa do ar, principalmente no período da tarde. A Defesa Civil pede atenção para o tempo muito seco, que favorece o risco de focos de incêndios em áreas propícias.

Para evitar queimadas, não jogue bituca de cigarro nas margens de rodovias, não queime lixo doméstico e não faça fogueiras. O agricultor não deve colocar fogo nas pastagens e lavouras. Ao avistar um foco de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A baixa umidade do ar representa estado de atenção entre 21% e 30%. Nesses dias, é recomendado evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 16h; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas; consumir bastante água.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal