• Agosto Laranja é dedicado à prevenção de deficiência em Içara

Agosto Laranja é dedicado à prevenção de deficiência em Içara

02 Ago, 2018 15:27:18 - Geral

Içara (SC)

Além da campanha nacional Agosto Dourado, que desenvolve ações voltadas ao aleitamento materno, em Içara o chamado Agosto Laranja, é dedicado à realização de ações de conscientização e prevenção de deficiências. Conforme a Lei, número 4138, criada em 2017, as atividades desenvolvidas no Agosto Laranja visam o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e políticas públicas para promover a inclusão social desta população, combatendo o preconceito e a discriminação.

As ações, organizadas pela Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia e Apae de Içara, iniciaram nesta quinta-feira, dia 2, com uma palestra na Escola Antonio Colonetti ministrada pela fisioterapeuta, Miriam Balod e a psicóloga, Jadna Milioli.. Para terminar o mês, acontecerá a primeira caminhada de prevenção no dia 28, às 9 horas, com saída em frente a Apae.  Palestras e gincanas nas escolas também farão parte da programação para o Agosto Laranja.

“Construída por muitas mãos a lei aprovada no ano passado fez com que o município tenha o compromisso de realizar ações nas áreas de saúde, educação, assistência social e planejamento urbano promovendo a melhoria na vida das pessoas com deficiência”, coloca a autora da lei, vereadora Edna Benedet da Silva.

“Prevenir e conscientizar é uma forma de entendermos que a deficiência não é impedimento para que o individuo viva em plenitude", destaca a coordenadora da educação especial da Secretaria de Educação de Içara, Marlene Casagrande. "Com ações efetivas podemos fazer a diferença para a construção de uma cidade mais justa e humanitária, por isso estamos realizando uma série de atividades nas escolas de Içara”, enfatiza a secretária de Educação de Içara, Gerusa Bolsoni.

Confira a programação:

04/08 – Segundo Seminário de Educação Especial – E.M.E.F Quintino Rizzieri – 8h00 às 17h00
14/08 – Colégio Cristo Rei
E.M.E.F Tranquilo Pizzetti 
16/08 – E.M.E.F Quintino Rizzieri
24/08 – Palestra e gincana da prevenção para os alunos da E.M.E.F Ângelo Zanelatto, nas dependências da Apae de Içara
28/08 – Caminhada da prevenção com participação das escolas que receberam palestras 

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE