• Agentes de saúde são capacitadas sobre febre amarela

Agentes de saúde são capacitadas sobre febre amarela

09 Mar, 2017 16:39:13 - Geral

Siderópolis (SC)


As agentes comunitárias de saúde que atuam em Siderópolis foram capacitadas sobre Febre Amarela e Febre Maculosa na manhã desta quinta-feira, 9. A capacitação foi realizada pela 21ª Regional de Saúde, com informações da bióloga Mariana Montovani, do setor de Zoonoses. Além do conteúdo informativo que deve ser repassado à população, as agentes também receberam material gráfico que será entregue em todas as residências do município.

 

Febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Esse carrapato pode ser encontrado em animais de grande porte (bois cavalos, etc.), cães, aves domésticas, roedores e, especialmente, na capivara, o maior de todos os reservatórios naturais. Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.


Febre Amarela é transmitida ao homem através da picada de fêmeas de mosquitos infectados. Esses mosquitos geralmente vivem em área de mata, principalmente nas copas das árvores. IMPORTANTE: Os macacos não transmitem a febre amarela, eles são vítimas da doença, pois, como costumam viver nas copas das árvores, onde também vivem os mosquitos, podem ser picados e infectados pelos mosquitos contaminados. Se um mosquito sadio picar um macaco doente, ele também torna-se transmissor do vírus.  A ocorrência de macacos mortos ou doentes indica que a doença pode estar presente e que há riscos das pessoas adquirirem a Febre Amarela. Se for encontrado algum macaco morto ou atropelado, deve-se acionar a Vigilância Sanitária. 


TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança