• Agentes de Saúde e profissionais do Samu recebem capacitação

Agentes de Saúde e profissionais do Samu recebem capacitação

03 Mai, 2017 16:48:59 - Geral

Içara (SC)

A Secretaria de Saúde e o Serviço Móvel de Urgência-USB 15 de Içara, concluíram nesta quarta-feira as capacitações do Projeto de Educação Permanente 2017. Desde abril, a equipe de socorristas e enfermeiros vêm recebendo treinamentos, por meio do projeto que é desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU) da Atenção Básica do município.

De acordo a responsável técnica pelo Samu de Içara e pelo projeto de capacitação, Carla Cristina Ribeiro, os treinamentos contemplaram diversas áreas como biossegurança, limpeza e desinfecção da ambulância, acidentes com múltiplas vitimas, central de regulação, instalação do sistema de gerenciamento da área da saúde, prontuário eletrônico do paciente.  “São exigências do Ministério da Saúde tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados pela equipe de atendimento pré-hospitalar”, explicou Carla.

Nesta quarta-feira, o treinamento foi em conjunto com as 110 agentes comunitárias de saúde. Junto da equipe de 10 pessoas que atuam na ambulância de Içara, eles receberam orientações da coordenadora de Enfermagem da Mesorregião Sul, enfermeira Márcia Elisa Coelho Machado. “Nosso foco é orientá-los para atuarem como multiplicadoras de informações, de quando chamar o Samu, da importância de evitar trotes e também noções de primeiros socorros”, informou Márcia.

Segundo a coordenadora, de três mil ligações recebidas pela central em Florianópolis, mil são trotes.  “Içara atende vários locais na região, por isso, é preciso é preciso ter consciência da gravidade deste problema. O município atende Jaguaruna até a quarta linha, em Criciúma, mas se houver necessidade, no caso de acidentes com grande número de vítimas, a viatura é deslocada para fora do eixo. Além de ser crime, o trote mata pessoas devido aos deslocamentos desnecessários da ambulância, além de congestionar as linhas. Vocês como elo entre a saúde e as famílias, devem mobilizar toda a sociedade", colocou Márcia.                   

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança