• Agentes de saúde de Nova Veneza recebem capacitação

    A ação foi realizada AFAVE (Associação Feminina de Assistência Veneziana) para discutir a importância do trabalho do agente comunitário de saúde no município.

Agentes de saúde de Nova Veneza recebem capacitação

22 Mai, 2017 10:39:21 - Geral

Nova Veneza (SC)

Os agentes comunitários de saúde de Nova Veneza receberam capacitação realizada pela AFAVE (Associação Feminina de Assistência Veneziana) nesta quinta-feira, 18, onde foi discutida a importância do trabalho do agente comunitário de saúde no município. Foram apresentadas funções de cada setor e os responsáveis pela AFAVE, Secretaria de Assistência Social, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CIVE (Centro Integrado Veneziano) onde irá funcionar diversos serviços entre eles o Fórum Municipal - Casa da Cidadania.

“Tivemos a iniciativa de chamar os agentes comunitários para explicar o funcionamento da AFAVE e da Secretaria de Assistência Social e conhecer a função de cada setor. A assistência garante os direitos dos moradores e os agentes comunitários são as pessoas que estão em maior contato com a população e podem repassar as informações corretas, orientar e detectar problemas”, ressaltou a presidente de honra da AFAVE, Sidnei Vitória Ghellere Frigo.

Segundo a vice-presidente de honra da AFAVE, Vera Spilere, é através dos agentes comunitários de saúde que a AFAVE e Secretaria de Assistência Social poderão ter informações sobre os problemas da população. “É importante que os agentes comunitários tragam os problemas até a AFAVE e a Secretaria de Assistência Social, queremos ser parceiras dos agentes comunitários, iremos tentar ajudar da melhor forma possível”, salientou.

Foram repassadas as atribuições específicas dos agentes comunitários e dos profissionais da área de saúde e assistência social com o intuito de avaliar os indicadores da Saúde do município, os resultados obtidos e como o trabalhos dos profissionais tem impactado na população de Nova Veneza.

“Considero os agentes comunitários de saúde um dos mais importantes membros da equipe de Estratégia e Saúde da Família, pois são agentes de vigilância, são pessoas que fazem a verificação in loco, estão todos os dias nas residências das famílias, trazem dados, as situações de vulnerabilidade, os problemas de saúde e fazem um mapeamento da situação da saúde do município. Os agentes comunitários tem o papel de serem agentes de transformação, identificar as vulnerabilidades e trazer para as unidades e através do planejamento estratégico conseguimos impactar em resultados na saúde do usuário e melhorar os indicadores de saúde. Temos que acabar com o estigma que o agente comunitário é alguém que só coleta assinatura, eles são agentes de transformação e podem fazer a diferença”, destacou a assistente social especialista em Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social, Rosimere Cândido.

Durante o encontro também foi apresentado os serviços do CIVE (Centro Integrado Veneziano), local onde irá funcionar os serviços como IGP (Instituto Geral de Perícia) onde será emitida Carteira de Identidade, a Junta Militar para realizar o alistamento militar, documento obrigatório para pessoas do sexo masculino que completarem 18 anos, o Ministério do Trabalho e Emprego onde será realizado o registro de vagas abertas, emissão da carteira de trabalho, seguro desemprego, entre outros serviços, e o Fórum Municipal - Casa da Cidadania. 

“Dentro do CIVE reabrimos a Casa da Cidadania, onde podemos tratar todos os assuntos que envolvem cidadania. É uma extensão da Vara do Juizado Especial Civil da Comarca de Criciúma, onde temos a sala de instrução e julgamento e a sala de conciliação. A Casa da Cidadania tem o objetivo de conciliar para que não se torne um processo judicial”, ressaltou o vereador Aroldo Frigo Júnior, um dos incentivadores pela reabertura do serviço no município.

Podem ser tratados casos de pensão alimentícia, Código da Criança e do Adolescente, Código Municipal da Lei do Idoso, brigas e discordâncias. O atendimento é realizado estagiários acadêmicos do curso de Direito e as decisões são tomadas pelo juiz leigo, Maurício Costa, responsável pela coordenação do trabalho da Casa da Cidadania de Nova Veneza.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança