• Agentes da Pastoral da Saúde fazem peregrinação

Agentes da Pastoral da Saúde fazem peregrinação

16 Ago, 2016 16:42:53 - Variedades

Criciúma (SC)

Cerca de 330 agentes da Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma fizeram hoje (16) a sua Peregrinação do Ano Santo da Misericórdia. A Porta Santa do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, foi o destino das voluntárias, que iniciaram a atividade com um momento de acolhida às comarcas pastorais e uma celebração, que começou no Salão Benfeitores de Caravaggio.

Chamados a praticar as obras de misericórdia
Durante a oração, o grupo refletiu a palavra de Deus, fez seu momento penitencial e preces. Na ocasião, a Pastoral da Saúde aproveitou para recordar as agentes as obras de misericórdia corporais e espirituais. O evangelho proclamado pelo Reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati, recordou Jesus que curava os enfermos. Em sua reflexão, padre Valdemar destacou, entre muitos aspectos, a atitude de Jesus quando teve misericórdia com a multidão faminta e realizou o milagre da multiplicação dos pães. “Quando há partilha, dá para todo mundo e sobra. A multiplicação dos pães tem propriedade nesta comunhão. Jesus ficou com pena, ficou com dó. Mas Ele ficou só com pena? Ele agiu, saciou a fome! E hoje somos nós os encarregados de fazer com que as obras de misericórdia não sejam apenas uma ideia bonita, mas se torne prática no nosso dia a dia”, advertiu o presbítero.

Pastoral é partilha
Padre Valdemar também ressaltou o papel dos agentes nas comunidades. “Quantas coisas boas acontecem a partir da Pastoral da Saúde! Quantas pessoas conseguiram ter uma alegria maior de viver, um conhecimento maior, podendo espalhar muita coisa boa aos outros, no sentido de obras corporais e obras espirituais. É uma alegria quando a gente pode partilhar. Quanto mais a gente partilha, tanto mais a gente se fortalece, se enriquece como pessoa”, frisou o reitor.

Caminhada até o Santuário
Com os estandartes e banners de suas paróquias, os agentes da Pastoral da Saúde seguiram, em procissão, até a Porta Santa do Santuário, dando a volta ao redor do templo, cantando e rezando. Ao chegar à porta, cada pessoa foi convidada a um gesto de purificação, no ato de lavar as mãos, seguido pela unção com o óleo santo, feita pelo assessor eclesiástico, padre Valmor Della Giustina. As agentes puderam também se confessar, enquanto o grupo fazia a adoração ao Santíssimo Sacramento. À tarde, a peregrinação foi concluída com a palestra de padre Valmor, seguida pela celebração da santa missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach.

A Pastoral da Saúde na Diocese de Criciúma
Conforme a coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde, Maria Rosa Mendes, hoje são cerca de 450 agentes atuando em quase todas as paróquias da Diocese de Criciúma. O desafio ainda está em congregar mais voluntários para atuarem nas paróquias recentemente criadas. “No ano que vem nosso objetivo também será o de fortalecer os grupos existentes na Comarca de Criciúma, que é o maior grupo e precisa de apoio”, afirma Maria Rosa.

Para a coordenadora, celebrar o Ano da Misericórdia foi importante para a caminhada pastoral. “Procuramos reunir o maior número de agentes. Algumas estão um pouco doentes, mas com a graça de Deus estamos aqui. Por isso a importância: motivar as agentes de nossos grupos e para que mais pessoas venham conosco nessa caminhada”, destaca.

Segundo Maria Rosa, a Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma é modelo no Estado, por conseguir trabalhar as três dimensões. “Nós trabalhamos a dimensão solidária quando estamos presentes junto aos ministros, nas visitas aos doentes; temos a dimensão comunitária, que é o nosso trabalho junto à comunidade, com relação às ervas, e isso é muito marcante, porque as pessoas nos procuram o tempo inteiro por conta das plantas medicinais, além de nossa presença nos conselhos: hoje nós estamos consolidados nos Conselhos de Saúde e de Segurança Alimentar”, destaca.


 ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal