• Agentes da Pastoral da Criança farão missão em Caçador

Agentes da Pastoral da Criança farão missão em Caçador

31 Ago, 2017 16:14:32 - Geral

Criciúma (SC)

De 01 a 03 de setembro, agentes da Pastoral da Criança de todo o Estado de Santa Catarina se reúnem na Diocese de Caçador, para um fim de semana de missão. Da Diocese de Criciúma, partirão oito missionárias voluntárias, incluindo a coordenadora diocesana, Lílian Arns, sobrinha da saudosa fundadora, Dra. Zilda Arns.

Segundo Lílian, o objetivo principal da missão é expandir o serviço da Pastoral da Criança, por solicitação da própria Diocese de Caçador, em consenso com as coordenações das outras nove dioceses do Regional Sul 4 da CNBB. "Nós iremos para a Paróquia São Francisco e vamos visitar uma comunidade com cerca de 800 famílias. Todos os missionários chegam na sexta-feira à noite ao Centro de Formação Diocesano, e no sábado, às 07h, vamos para a missão nas comunidades, para o trabalho durante todo o dia. Essa iniciativa surgiu da necessidade de expansão da Pastoral e dificuldades que algumas dioceses enfrentam nesse âmbito. Por isso, surgiu esta ideia, de ter pessoas de fora, que já estão na Pastoral da Criança, auxiliando a fortalecer as lideranças locais e a buscar novas lideranças. O objetivo é buscar novas líderes, fazendo a visita de porta em porta e, ao mesmo tempo, já cadastrar as gestantes e crianças que serão atendidas pela Pastoral da Criança a partir daí. Em seguida a essa busca, que será feita neste fim de semana, a Diocese de Caçador já se programou para fazer a capacitação das lideranças que surgirem para serem voluntárias da Pastoral da Criança", afirma Lílian.


A missão será concluída no domingo, com missa, avaliação dos trabalhos e envio dos missionários e novos voluntários. No Estado, a Pastoral da Criança da Diocese de Criciúma é a maior em número de lideranças e, por consequência, em atendimentos. "São mais de 1 mil líderes voluntárias só em nossa Diocese, atendendo mais de 13 mil crianças. Sabemos que tudo isso também é resultado por ser a primeira diocese a implantar a Pastoral da Criança no Estado e daqui levamos para toda Santa Catarina. Essa missão é mais uma forma de nossa Diocese colaborar com as dioceses que têm mais dificuldade, com as dioceses que, talvez, não conseguem atingir tantas crianças; animar as lideranças de lá, para que possam executar melhor sua missão e, ao mesmo tempo, ampliar essa ação trazendo novos voluntários para esse trabalho", pontua a coordenadora diocesana.

Conforme Lílian, a ideia, posteriormente, é repetir a ação dentro da Diocese de Criciúma, com as paróquias que necessitem ampliar este serviço de pastoral. É a primeira vez que essa atividade é realizada no Estado.

Para a coordenadora estadual da Pastoral da Criança, Loiri Miorelli, a proposta do projeto missionário vai ao encontro do compromisso de ser Igreja em saída e em estado permanente de missão. "Todo o trabalho da Pastoral se traduz num grande mutirão missionário, visitando mensalmente as famílias acompanhadas. No Estado, acompanhamos mais de 34 mil crianças de 0 a 6 anos. Todo este trabalho através de pessoas voluntárias, que assumem com amor e cuidado esse projeto, porém há necessidade de ampliar o número de voluntários e de crianças e gestantes. É Deus quem nos chama, prepara e compromete com a vida dos irmãos", declara.

TEXTO/DIOCESE DE CRICIÚMA
FOTO/LÍLIAN ARNS

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE