Agendamento de biometria segue abaixo do esperado em 23 municípios

17 Mai, 2017 15:55:19 - Política

Florianópolis (SC)

Dos 295 municípios catarinenses, 210 já estão cadastrando biometricamente eleitores. Desse total, 14 municípios estão passando por revisão de eleitorado e o comparecimento ao cartório eleitoral é obrigatório. Os eleitores de Balneário Camboriú, Botuverá, Braço do Trombudo, Brusque, Camboriú, Corupá, Garuva, Guabiruba, Imaruí, Itajaí, Itapoá, Jaraguá do Sul, Papanduva e Trombudo Central devem agendar o seu atendimento no site do TRE-SC e evitar o cancelamento do seu título eleitoral.

Mesmo os eleitores dos municípios em que o cadastramento eleitoral está acontecendo de forma ordinária, ou seja, não obrigatória, podem agendar seu atendimento e evitar filas. Confira a listagem dos municípios que permitem o agendamento.

Dos municípios que estão agendando atendimento, 23 deles seguem com baixa adesão no número de agendamentos pelos eleitores. Das vagas ofertadas para a próxima semana, 11 municípios não ocuparam nenhuma delas. Um exemplo disso, é o município de Taió, que está ofertando 270 vagas para atendimento na próxima semana e, por enquanto, não preencheu nenhuma. 

Dos 23 municípios que estão com baixa adesão ao agendamento, quatro deles – Balneário Camboriú, Brusque, Papanduva e Trombudo Central - estão em processo de revisão de eleitorado e, portanto, o comparecimento ao cartório é obrigatório. 

Revisão de eleitorado e biometria

A revisão do eleitorado é um procedimento realizado para confirmação dos eleitores que têm efetivamente vínculo com o município. Nesses municípios, os eleitores terão suas digitais e foto colhidas para o cadastramento biométrico. Para fazer o procedimento, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança