• Afasc e Turma do Bem levam triagem odontológica a crianças

    Após avaliação, pacientes selecionados receberão tratamento gratuito em todas as especialidades

Afasc e Turma do Bem levam triagem odontológica a crianças

02 Mai, 2017 11:13:37 - Variedades

Criciúma (SC)

Dentistas recomendam que a primeira consulta odontológica ocorra logo após o surgimento do primeiro dente do bebê. Contudo, há casos de adolescente de 15 anos que nunca tiveram a saúde bucal avaliada por profissionais especializados. Assim, problemas que poderiam ser rapidamente resolvidos podem demorar vários anos para serem solucionados ou mesmo se tornarem permanentes. Para tentar evitar que isso ocorra, a Turma do Bem, que reúne dentistas voluntários em 1,3 mil cidades do Brasil, além de outros dez países, organizou, na sexta-feira (28), uma Mega Triagem. Em Criciúma, o ato foi realizado no Parque das Nações Cincinatto Naspolini e teve a parceria da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), que encaminhou as crianças e adolescentes que frequentam os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs), em sete bairros.

Problemas ortodônticos, também conhecidos como “dentes tortos” foram maioria. “Essas situações não provocam dores, mas os deixam com vergonha do próprio sorriso e, assim, de toda a aparência”, salienta o dentista Tiago Guimarães Araújo, especialista em periodontia e próteses. “A melhor idade para colocar aparelhos nos dentes é em torno dos 15 anos, portanto, mesmo esses casos de quem nunca consultou podem ser resolvidos”, destaca, informando que o tempo médio de um tratamento desse tipo é de dois anos.


Já a coordenadora do SCFV, Maria Laurídia da Silva, ressalta a importância da ação na garantia da cidadania dos participantes. “Nosso objetivo é levantar essa preocupação com a saúde bucal. É uma oportunidade para que eles possam exercer o direito que alguns sequer sabem que têm”, explica. “Todos os trabalhos que desenvolvemos com as crianças e adolescentes são voltados à prevenção”, afirma.

Após a triagem, os dentistas analisarão quais são os casos prioritários. Para esta seleção, serão levados em conta critérios como vergonha de sorrir, gravidade do problema e proximidade do primeiro emprego. Em seguida, os selecionados serão chamados para iniciarem os tratamentos, totalmente gratuitos. “Não ganhamos dinheiro, mas ver o sorriso dessas crianças faz tudo valer a pena”, conclui Araújo.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO|
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE