• Afasc é parceira do Sesc no Dia do Desafio

    Com atividades em todas as áreas de atuação, entidade incentivará a população a manter uma rotina saudável

Afasc é parceira do Sesc no Dia do Desafio

29 Mai, 2017 15:34:04 - Esporte

Criciúma (SC)

Trabalho, estudos, filhos, afazeres domésticos, celular, redes sociais e, algumas vezes, tudo isso ao mesmo tempo. A rotina cada vez mais corrida costuma servir como desculpa para o sedentarismo. Porém, a prática de atividades físicas é de extrema importância para a saúde física e mental. Por isso, o Dia do Desafio, que é realizado anualmente em várias partes do mundo, busca, com 15 minutos de exercícios, incentivar esse hábito em toda a população. Em 2017, a data escolhida foi a próxima quarta-feira (31), que marca a disputa de Criciúma com a cidade de Puno, no Peru. Para conquistar a meta de 50% do total de habitantes alcançados, a Associação Feminina de Assistência Social (Afasc) é parceira do Serviço Social do Comércio (Sesc), que organiza o evento no Brasil de 1995.

Além da programação que movimentará o Parque das Nações Cincinatto Naspolini das 7 horas às 20h30, com atividades físicas, ioga, danças, ginástica, pilates, exames de glicemia e pressão arterial, além do sorteio de brindes, a Afasc integrará os Grupos de Idosos, Clubes de Mães, Programa Ritmo e Saúde, Centro de Convivência da Terceira Idade e Centros de Educação Infantil. “Sempre nos preocupamos em manter e incentivar nossos colaboradores e todos que utilizam nossos serviços a terem hábitos saudáveis. Esta é uma excelente maneira de começar”, destaca a presidente da Afasc, Adriana Salvaro.

A disputa não garante prêmios à cidade vencedora, mas a recompensa é ainda melhor. “Nossa proposta é despertar o interesse das pessoas pela prática de atividades físicas”, explica a técnica de Lazer do Sesc Criciúma, Kelli Marinho Scaini, informando que a contagem é proporcional ao número de habitantes. “Em 2016, tivemos uma adesão de 43% da população criciumense. Neste ano, a meta é atingir os 50%”, enfatiza.

Benefícios à saúde

Se o sedentarismo provoca uma série de males, os exercícios evitam algumas doenças e melhoram os sintomas de outras já existentes. “Oferecemos um cronograma de atividades com ritmos e danças em várias partes do município e os relatos de quem participa nos deixam muito felizes, pois as pessoas sentem-se melhor em todos os aspectos”, comenta a coordenadora do Programa Ritmo e Saúde da Afasc, Sandra Jorge.

Em caso de mau tempo, a programação da manhã e tarde será transferida para o Sesc, no bairro Pio Corrêa, enquanto a noturno será cancelada.

Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela The Association dos International Sport for All (Tafisa), e no Brasil é coordenado pelo Sesc, em parceria com Prefeituras Municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo Sesc em 1995.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE