• Adolescentes do Serviço da Afasc recebem Dentistas do Bem

Adolescentes do Serviço da Afasc recebem Dentistas do Bem

29 Mar, 2017 15:29:42 - Geral

Criciúma (SC)

Com a ideia de orientar e promover a saúde bucal como uma forma de incentivar a escovação das crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de seis a 17 anos, os profissionais Andressa Araújo e Tiago Araújo, que fazem parte do programa Dentista do Bem, estiveram na última semana realizando triagem com adolescentes de 11 a 17 anos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Cristo Redentor e Próspera, e Centro de Convivência Vida Nova.

A atividade faz parte do projeto “Turma do Bem”, e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem em seu próprio consultório crianças e adolescentes de baixa renda, com idade entre 11 e 17 anos, proporcionando-lhes tratamento gratuito até que completem 18 anos.

De acordo com a coordenadora do SCFV, Maria Lauridia da Silva, esse é um trabalho muito importante, já que muitos desses adolescentes não são incentivados a buscar serviços de odontologia. “Esse projeto é muito importante para nossos adolescentes, já que ele proporciona uma articulação entre a parte social e a saúde dos usuários do serviço. Tenho certeza que eles receberão um tratamento preventivo adequado, pois acredito que para esses adolescentes é essencial ter um sorriso saudável. Nesse primeiro momento foram atendidos somente essas três unidades, mas o serviço chegará nos outros CRAS”, destaca Lauridia.

A equipe já programou para o dia 28 de abril, das 14 horas às 17h, uma megatriagem com a participação de diversos profissionais voluntários que fazem parte do projeto Turma do Bem. Nesse dia, os adolescentes com idades entre 11 e 17 anos, atendidos nos CRAS Santa Luzia, Tereza Cristina, Vila Miguel e Renascer, passarão por avaliação.

Segundo a dentista, Andressa, os casos mais complexos são encaminhados aos profissionais do projeto. “Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, o que será determinado por essa triagem que estamos realizando nos CRAS. Essas crianças e adolescentes com problemas bucais graves, os mais carentes e próximos do primeiro emprego têm prioridade no atendimento. O tratamento realizado no consultório do próprio dentista voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo”, ressalta.


O projeto Dentista do Bem

O “Dentista do Bem” é o principal projeto da Turma do Bem (TdB). O programa conta com voluntários espalhados em 1500 municípios brasileiros, 12 países da América Latina e Portugal. O escritório da TdB faz a ligação entre todos os envolvidos no projeto (o jovem beneficiado, sua família, escola/instituição social, o cirurgião-dentista voluntário) e ainda o acompanhamento dos atendimentos. Para conhecer um pouco mais do projeto: turmadobem.org.br.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE