• Adolescente do SCFV Vida Nova recebe premiação do concurso de ilustração do projeto “Cidadão do Bairro”

Adolescente do SCFV Vida Nova recebe premiação do concurso de ilustração do projeto “Cidadão do Bairro”

03 Out, 2018 14:50:17 - Geral

Criciúma (SC) 

Ilustração premiada, será utilizada como logo das atividades desenvolvidas no projeto

Reconhecimento por uma atividade bem reproduzida. Assim foi a tarde desta terça-feira (2), para o adolescente Irruan Rodrigues Santiago, participante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Vida Nova. Sem desconfiar que a sua ilustração era a vencedora e seria utilizada como logo oficial do projeto “Cidadão do Bairro”, o adolescente recebeu das mãos da coordenadora do SCFV de zero a 17 anos da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Maria Laurídia da Silva, um certificado de reconhecimento.

Segundo a coordenadora, ser cidadão significa estar na vida e sentir-se pertencente ao mundo, peça singular do quebra cabeça da história, deixando por onde passar sua marca. “O desenvolvimento da cidade depende do compromisso do cidadão pensante e que planeje para a transformação social e melhorias da vida através do meio em que vivem. O bairro por sua vez, é um ponto de partida para a participação e engajamento. É o lugar onde os cidadãos põem em prática seus projetos de vida”, comenta Laurídia.

O projeto faz parte da oficina de Ética e Cidadania, e foi idealizado pela facilitadora Renata Bonetti, e tem por objetivo estimular o exercício da cidadania, o protagonismo e a participação social de crianças e adolescentes de maneira lúdica e dinâmica, promovendo aspectos do desenvolvimento integral e social. As ações foram desenvolvidas nos sete núcleos do SCFV e contaram com apoio da coordenação.

Conforme Renata, nas etapas finais, os participantes foram convidados a criar desenhos que representassem o projeto e foi proposta uma votação para eleger a ilustração que seria a cara do “Cidadão do Bairro”. “Esse projeto foi criado, para que nossas crianças e adolescentes percebam o quanto é importante eles participarem das atividades nos bairros. Construímos essa atividade juntos, pois sempre precisamos um do outro. Foram mais de 130 produções até que chegamos a o desenho do Irruan, que será utilizado em adesivos, cartas e vídeos que serão produzidos posteriormente. Muitas outras ações estão sendo planejadas”, destaca a facilitadora.

Para Irruan, a premiação é apenas a valorização do seu esforço em buscar o melhor para si e para o seu bairro. “Fiquei muito feliz em saber que fui o vencedor da votação final. Me dediquei durante muito tempo ao meu desenho, me privando de outras atividades. Amo demais o meu bairro, mas sei também que ele precisa de algumas melhorias, por isso esse projeto da Renata, vai nos dar essa oportunidade de buscar o melhor, já que muitas coisas só são feitas depois que já aconteceu. Estou me dedicando a este projeto, pois sou morador, e somente nós, sabemos o que são as nossas prioridades”, ressalta o adolescente.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE