Adminsitração implanta plataforma unificada como ferramenta de comunicação

17 Nov, 2017 09:38:38 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A Secretaria de Estado da Administração passa a implantar uma plataforma integrada como ferramenta de comunicação para os servidores públicos do Governo do Estado. Por meio da SEA, a solução tem como objetivo incentivar a colaboração corporativa. A partir de agora, o sistema Rainbow passará a ser a forma de comunicação interna em diversas secretarias e entidades do Governo de Santa Catarina. O novo recurso permite uso de chat, áudio e vídeo, para manter os funcionários públicos sempre conectados, em qualquer lugar, com diversos tipos de dispositivos (desktops e smartphones). Na primeira fase do projeto será possível a 40 mil funcionários trocar mensagens de texto, áudio e vídeo; compartilhar arquivos; criar grupos por área de atuação; e receber comunicados oficiais do governo. A previsão é de que, até o fim de 2018, 90 mil funcionários terão os mesmos recursos disponíveis. A ALE, que atua sob a marca Alcatel-Lucent Enterprise, terá como responsável pela implantação do Rainbow a Intuitiva Tecnologia, prestadora de serviços da SEA para soluções integradas de comunicação e colaboração.

A instalação já chegou aos seguintes órgãos do Governo de Santa Catarina: Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Secretaria de Estado de Articulação Nacional, Secretaria de Estado do Planejamento, Defensoria Pública do Estado, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Polícia Militar de Santa Catarina, Procuradoria Geral do Estado, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola, Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha, Agência de Regulação de Serviços Públicos e Polícia Civil do Estado de Santa Catarina.

“Todas as iniciativas da Secretaria da Administração têm como foco otimizar as aquisições realizadas pelo Governo do Estado. Estamos sistematicamente buscando soluções que possam gerar benefícios em iniciativas integradas, com preferência para sistemas abertos que nos ofereçam a possibilidade de ampliação com o menor custo e o máximo de aproveitamento, como é o caso dessa solução que passamos a implantar e que irá gerar um ganho importante em nosso processo de comunicação interna com todos os servidores do Estado. Nossa estratégia é a busca contínua pela qualidade do gasto público. Essa é nossa responsabilidade frente ao atual momento econômico que estamos vivendo”, destaca o secretário de Estado da Administração, Milton Martini.

De acordo com Nuno Ribas, executivo responsável pela Alcatel-Lucent Enterprise, “uma só plataforma de comunicação é o primeiro passo para o conceito de comunicações unificadas, o que exige uma infraestrutura de TI preparada para a enorme demanda da carga gerada por funcionários que usam cada vez mais dispositivos móveis e aplicações no ambiente de trabalho”. Para Ribas, preservar o investimento inicial sempre que houver atualizações e novos produtos também é uma prioridade do projeto. Portanto, a escolha por projetos baseados em uma estrutura própria enxuta e serviços em nuvem é ideal, principalmente quando associada aos sistemas de comunicação existentes. “O Rainbow é a solução perfeita para melhorar condições de produtividade, mobilidade e colaboração em alto nível, que moldam as empresas digitais do futuro. Este é o caso do Governo de Santa Catarina, que já é cliente da ALE na Infraestrutura de Comunicações.”

“No contexto atual, os fornecedores e integradores de tecnologia estão sendo cada vez mais requisitados por empresas que querem otimizar processos e ganhar um diferencial competitivo. Os departamentos de TI assumiram papel estratégico dentro das médias e grandes companhias, e percebem agora que a tecnologia é capaz de inseri-las em mercados antes inatingíveis”, afirma Mauricio Rosa Barbosa, diretor executivo da Intuitiva Tecnologia. “Os fornecedores de TI precisam estar atentos à escolha e à flexibilidade requerida por clientes, e a Intuitiva Tecnologia, trabalhando sempre em conjunto com a ALE, foi capaz de entender e atender às necessidades do Governo de Santa Catarina no que se refere à flexibilidade, facilidade de comunicação e, principalmente, custo-benefício.”

Rainbow

Como uma Plataforma de Comunicação como Serviço (CPaaS) baseada em nuvem, a arquitetura aberta do Rainbow oferece um conjunto de serviços que se integram com aplicativos e processos de negócios. A plataforma opera por meio de um aplicativo em desktops e smartphones e possibilita o gerenciamento de contatos, de presença, mensagens instantâneas, chamadas de áudio e vídeo, além de compartilhamento de tela e de arquivos.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE