Adesão ao Cadastur em Santa Catarina tem novo recorde em agosto

06 Set, 2017 16:44:15 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Pelo segundo mês consecutivo, o número de prestadores de serviços turísticos que aderiram ao Cadastur em Santa Catarina ficou acima da média mensal e atingiu novo marco histórico. Em agosto, a equipe responsável pelo serviço na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) executou 217 cadastros, enquanto a média registrada em 2017 foi de 103,6 cadastros.

De janeiro a agosto, 942 prestadores de serviços turísticos no estado foram inseridos no sistema coordenado pelo Ministério do Turismo, aumento de 51% em relação ao mesmo período do ano passado e o melhor resultado obtido desde a implementação do Cadastur. Os dados são ainda mais expressivos se comparados a anos anteriores: em 2016 houve uma queda de 11,9% nas adesões em relação aos primeiros oito meses de 2015.

O diretor de Políticas Integradas do Lazer da SOL, Carlos Cappelini, atribui o crescimento às ações da secretaria na divulgação das vantagens e benefícios do Cadastur, envolvendo órgãos municipais de turismo e Instâncias de Governança Regionais, que localmente podem auxiliar os interessados no processo de cadastramento. “Já havíamos registrado um crescimento expressivo em julho, com 180 cadastros. O resultado de agosto confirma que as iniciativas colocadas em prática foram produtivas”, acrescenta.

No início de agosto, por exemplo, a equipe da SOL acolheu mais de 70 inscrições de prestadores de serviço da região turística Encantos do Sul, durante uma ação promovida com apoio da Secretaria de Turismo de Gravatal e Instância de Governança Regional. A SOL também levou o atendimento do Cadastur para o Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), realizado em Florianópolis.

Outro fator relevante foi a exigência do Cadastur no Programa de Transferência do Funturismo destinado à impressão de material de divulgação turística (encerrado no mês de junho): os prestadores de serviços indicados nos mapas turísticos dos municípios precisam ter o cadastro.

Sobre o Cadastur

O Cadastur (Cadastro Nacional do Turismo) é o sistema de cadastro de pessoas físicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidade de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos estados e Distrito Federal.

O cadastro é gratuito e obrigatório para os meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, e guias de turismo. Em caráter opcional, podem se cadastrar restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas e prestadoras especializadas em segmentos turísticos.

Mais informações na SOL pelo telefone (48) 3665-7493/7422, por e-mail cadastursc@sol.sc.gov.br ou no site www.cadastur.turismo.gov.br .

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal