• Ada alerta para possível surto de sarampo durante o carnaval em SC

Ada alerta para possível surto de sarampo durante o carnaval em SC

19 Fev, 2020 11:42:54 - Saúde

Florianópolis (SC)

O Sarampo, doença que havia sido dada como erradicada e em 2016, o Brasil recebeu da (Opas) (Organização Pan Americana da Saúde), o certificado de eliminação do sarampo, desde o ano passado vem apresentando novos casos.

A deputada estadual Ada de Luca (MDB) usou a tribuna para fazer o alerta. “Sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que pode causar complicações à saúde e, em casos mais graves, levar à óbito”, explicou.

Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença, em média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. “Não precisamos ser matemáticos para ver que os números de casos podem sim se alastrar a ponto de a doença se tornar uma epidemia, ainda mais em época de carnaval, onde as pessoas se reúnem em multidões”, alertou a parlamentar.

Em 2019 foram quase 300 casos de sarampo. Neste ano já foram registrados 47 casos. Só na última semana, em Florianópolis, foram registrados 12 novos casos de sarampo. “A única maneira de prevenir o sarampo é através da vacinação, por isso venho fazer o alerta e pedir ajuda de todos os parlamentares para o máximo de pessoas procurarem a vacinação”, concluiu.

Pessoas com idade entre 15 e 49 anos precisam tomar o reforço. O sarampo em Santa Catarina não aparecia desde 2000. Houve um caso em 2001, dois em 2003, quatro em 2005 e um em 2013, porém de pessoas vindo de outros países. 

Os 47 casos confirmados em 2020 estão nos municípios de:

Florianópolis (17) casos

Joinville (13) casos

Porto União (6) casos

Jaraguá do Sul (2) casos

Schroeder (2) casos

Guaramirim (1) caso

Blumenau (1) caso

Três Barras (1) caso

Videira (1) caso

São José (1) caso

Maravilha (1) caso

Itá (1) caso

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança