• Acupuntura auxilia pacientes em tratamento de quimioterapia

    Técnica diminui efeitos colaterais do tratamento do câncer como enjoos, náuseas e autoestima.

Acupuntura auxilia pacientes em tratamento de quimioterapia

30 Out, 2017 13:49:03 - Saúde

Içara (SC)

Que a acupuntura é relaxante e contem mil e um benefícios todos nós já sabemos, mas você sabia que a acupuntura é uma forte aliada para quem está passando por quimioterapia? Os efeitos colaterais do uso de medicamentos em tratamento de doenças como o câncer podem gerar graves incômodos para o bem-estar do paciente e a acupuntura pode ajudar.

De acordo com o acupunturista Vinicius Grings, que comanda o Studio Ativa de Pilates e Acupuntura em Içara, o método quando aplicado em pacientes em processo de quimioterapia ajuda na diminuição das náuseas e enjoos, as principais reclamações de quem faz o tratamento. “Quem está passando por esta fase de recuperação já sofre com inúmeras consequências e a acupuntura pode ajudar a diminuir boa parte delas e tornar o tratamento menos doloroso”, afirma.

Além da diminuição nos sintomas físicos, a acupuntura age diretamente no sistema emocional do paciente trazendo relaxamento, equilíbrio e tranquilidade. “O paciente que está fazendo quimioterapia já está fragilizado emocionalmente e com acupuntura conseguimos diminuir as reações adversas como baixa autoestima e depressão”, explica.

Tratamento do câncer deve ser realizado com acompanhamento médico

De acordo com o profissional, é importante ressaltar que a acupuntura não cura o câncer, o tratamento da quimioterapia deve ocorrer como prescrito pelo médico e com acompanhamento de um oncologista. “A acupuntura serve para ajudar o paciente a passar por este processo que geralmente é muito difícil. Atuando diretamente no sistema emocional do indivíduo conseguimos trazer bem-estar, e este é o maior objetivo”, alerta.

A recomendação para o tratamento da acupuntura é que ele permaneça durante todo o processo de quimioterapia e continue após a cura com sessões espaçadas conforme a necessidade do paciente. “É importante que o paciente continue fazendo a acupuntura mesmo após o fim do tratamento da quimioterapia. A acupuntura normaliza os pontos de energia do corpo e traz benefícios importantes como dormir melhor, diminuição do estresse e outros”, complementa.

Aplicação das agulhas

Grings explica ainda que existem mais de mil pontos de acupuntura e que a aplicação das agulhas é realizada em pontos estratégicos conforme consulta prévia. “Muitas pessoas deixam de fazer a acupuntura por ter medo das agulhas. Mas elas não doem. Muito pelo contrário. Nós aplicamos ela conforme a necessidade do paciente e elas trazem benefício imediato”, conclui.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal