• Ações relacionadas ao Novembro Azul são realizadas em Urussanga

    Mês é dedicado às ações que conscientizem na prevenção ao câncer de próstata.

Ações relacionadas ao Novembro Azul são realizadas em Urussanga

08 Nov, 2017 13:54:29 - Geral

Urussanga (SC)

A Secretaria de Saúde de Urussanga e a Administração Municipal realizam durante o mês de novembro diversas ações para trabalhar a prevenção e o cuidado da saúde do homem. A iniciativa faz parte do Novembro Azul, mês dedicado a levar à população informações e valorizar a importância da prevenção especialmente do câncer de próstata.

Para isso, as unidades de saúde trabalharão em horários especiais para o atendimento aos homens.  Nas segundas – feiras, dias 13 e 27 de novembro, das 17h às 20h haverá atendimento na UBS do Bairro da Estação e Nova Itália. Já nas terças-feiras, dias 14 e 28 de novembro, o atendimento ocorrerá nas UBS de Santana, Centro, Rio América e Linha Pacheco. Nas quartas-feiras, dias 22 e 29 de novembro, o atendimento será realizado na UBS do Bairro Bom Jesus.

“O objetivo é de expor aos homens a importância do cuidado com a saúde. A prevenção é sempre a melhor opção para que uma doença seja diagnosticada precocemente e o seu tratamento seja facilitado. Por isso a importância de trabalharmos esse tema durante o Novembro Azul. Além de levar informação sobre como prevenir, ainda podemos diminuir o preconceito sobre os exames que diagnosticam o câncer nos homens”, enaltece a secretária de Saúde de Urussanga, Izolete Vieira Gastaldon.

No dia 14 de novembro será realizada uma atividade especial na Praça Anita Garibaldi. Das 8h às 11h, além de orientações sobre a prevenção, serão oferecidas à população aferição da pressão arterial, teste de glicemia, avaliação do IMC e corte de cabelo gratuito para os homens.

Cuidados importantes para garantir a saúde do homem:

* Ter hábitos alimentares saudáveis: Uma boa alimentação, com base em uma dieta balanceada, é fundamental para a saúde física e mental, com reflexos positivos sobre o rendimento escolar, profissional e sobre o relacionamento social e afetivo, dentre outros aspectos da qualidade de vida.

* Praticar atividades físicas regularmente: Incluir os exercícios físicos na rotina diária é fundamental não apenas para aqueles que estão em busca do emagrecimento, mas também para a prevenção de várias doenças e para a conquista de uma melhor qualidade de vida.

* Manter os exames e cuidados médicos em dia: Diferentemente das mulheres, os homens costumam evitar as visitas ao médico e só procuram ajuda quando já sofrem bastante com os sintomas de alguma doença. Esse traço cultural do comportamento masculino causa grandes prejuízos para a saúde do homem e precisa ser eliminado de vez. Essa atitude é fundamental para a prevenção de uma série de doenças que atingem a população masculina no Brasil de maneira preocupante, dentre elas infarto, derrame cerebral e diversos tipos de câncer.

* Saber cada vez mais sobre a saúde do homem: As informações necessárias para o cuidado com a saúde estão disponíveis, seja no ambiente virtual ou em revistas especializadas. São diversos canais que possibilitam mais conhecimento e conscientização a respeito da responsabilidade que cada pessoa tem com a sua própria qualidade de vida.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE