• Ações de projeto de educação ambiental impressionam visitantes

Ações de projeto de educação ambiental impressionam visitantes

21 Nov, 2016 10:04:18 - Geral

Criciúma (SC)

Mapas com a hidrografia de territórios e experimentos com diferentes tipos de terra chamaram a atenção de pessoas que passaram pela Praça Nereu Ramos, em Criciúma, na manhã deste sábado, dia 19. Uma ação feita por professores e alunos apresentou à população as atividades educativas desenvolvidas no projeto "Aprender e ensinar nas águas dos rios do município de Criciúma", executado pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga em parceria com a Secretaria de Educação de Criciúma durante o ano letivo de 2016.

Manoela Marzarotto, de 9 anos, ficou encantada com os materiais informativos e observou junto com o pai Ricardo as informações expostas na ação. "Eu não conheço muito sobre os rios. Hoje aprendi um pouco", disse a menina. "É muito importante mostrar a realidade das águas preservadas e degradadas. Trabalhos com crianças fazem com que elas já cresçam com uma consciência ambiental", comentou o pai.

A elaboração de um material sobre o ciclo da água fez com que a aluna Natiely Ferreira dos Santos, de 13 anos, mudasse sua concepção a respeito da gestão dos recursos hídricos. "Aprendi muito e fui multiplicadora do conhecimento neste projeto. Expandi a minha mente. Mudei minhas atitudes em relação ao meio ambiente", contou a estudante do 7° ano. Cerca de 260 estudantes das escolas Érico Nonnenmacher, Jorge da Cunha Carneiro e Padre Ludovico Coccolo participaram do projeto, que abordou temas voltados aos recursos hídricos e práticas sustentáveis.

Para a diretora da escola Jorge da Cunha Carneiro, Daniele Schlichting Fusinato o aprendizado deste projeto jamais será esquecido. "Foi uma grandiosa ação desenvolvida em nossa escola. A vivência da realidade resulta numa aprendizagem melhor. Até a postura dos alunos mudou. Idealizamos dar sequência a este trabalho e ampliar o projeto sobre recursos hídricos para outras turmas", salientou.

O presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso acompanhou a ação na Praça Nereu Ramos. "Fiquei impressionado com o desenvolvimento e a proporção deste projeto. O Comitê é um órgão de gestão pública. Essa parceria com a comunidade significa o ar que ele precisa respirar. A escola diante disso fomenta a criança, que no futuro terá uma consciência diferente voltada para a água como um bem comum", pontuou.

A coordenadora de educação ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Rose Maria Adami, destaca que o objetivo do projeto foi fazer a água ser o eixo norteador de conteúdos desenvolvido em todas as disciplinas. "Os professores despertaram a cidadania nos alunos. Eles observaram o espaço vivido e quais mudanças podem fazer para ajudar o meio ambiente. A ideia é que eles busquem qualidade de vida", finalizou. No encerramento da ação na Praça Nereu Ramos, as professoras, diretoras e os coordenadores do projeto receberam certificados de participação.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE