• ACII soma forças com o selo eureciclo para a logística reversa

ACII soma forças com o selo eureciclo para a logística reversa

20 Abr, 2021 15:33:19 - Geral

Içara (SC)

Tudo o que é produzido gera algum tipo de resíduo. E mesmo após o consumo, alguns itens podem voltar a cadeia produtiva, como as embalagens, e inclusive somar ainda mais valor devido a responsabilidade socioambiental demonstrada pelas marcas. Essa é a intenção da Associação Empresarial de Içara com a propagação do selo eureciclo. O termo de parceria da Acii com a New Hope prevê valores e serviços diferenciados aos associados, suporte técnico, respaldo jurídico, além do trabalho de conscientização sobre a logística reversa.

A certificação ambiental visa o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas, sobretudo, a criação de uma nova percepção de consumidores e produtores sobre a sustentabilidade. Conforme o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), 90% do lixo é atualmente coletado no Brasil, mas somente 3% do que pode ser reaproveitado é efetivamente reciclado. Nesse percentual estão inclusas mais de 4 mil marcas com o selo eureciclo e mais de 100 entidades parceiras, como a Associação Empresarial de Içara.

A certificação da logística reversa, obrigatória nacionalmente, inclui o levantamento das informações sobre as embalagens pós-consumo, a compensação ambiental de no mínimo 22% do material descartado, além da remuneração dos operadores de reciclagem e a comprovação documental.  “Conforme a Pesquisa OpinionBox 2020, 32% das pessoas dão preferência a marcas mais sustentáveis na hora da compra”, lembra a gestora de Parcerias Institucionais da eureciclo, Luana Vilheno Stracci Gogolew.

“Esta adesão ao selo eureciclo é uma oportunidade para a indústria içarense, além da obrigação com a legislação vigente, cumprir o seu papel social, ambiental e gerar maior competitividade. A Acii, por vez, cumpre dessa forma o papel de articuladora e torna-se signatária do selo para facilitar o acesso dos associados à certificação e ao mercado nacional”, pontua o vice-presidente de Indústria, Comércio e Serviços da Acii, Joel Valentin Seldenreich.

Como funciona a logística reversa?

O papel da logística reversa é garantir que cada resíduo possa ser valorizado e continue útil para alguém ou, quando ainda não possível, tenha um descarte que não prejudique o meio ambiente. O selo original eureciclo representa o cumprimento dos 22% da meta prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos com a logística reversa de embalagens pós-consumo via certificação. Mas as marcas que desejam ir além, podem também utilizar o selo especial com a reciclagem equivalente a 100% das embalagens geradas ou até duplicar essa compensação.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE