• Acic lança projeto de mentoria aos empreendedores associados

    Projeto Conexão Associados oferecerá mentorias estratégicas aos negócios para uma gestão eficiente e sustentável.

Acic lança projeto de mentoria aos empreendedores associados

02 Dez, 2020 20:55:17 - Economia

Criciúma (SC)

As pequenas e médias empresas são o principal motor de geração de empregos do país e movimentam grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. De acordo com um estudo do Sebrae, esse segmento representa mais de 20 milhões de empresas e emprega mais de 50% da mão de obra do país. O segmento foi também um dos mais impactados pela crise provocada pela pandemia de Covid-19, e tem lutado para enfrentar os obstáculos e permanecer no mercado.

Com a proposta de auxiliar esses empresários, especialmente num momento tão delicado, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) lança o Projeto Conexão Associados oferecendo mentorias estratégicas aos negócios para uma gestão eficiente e sustentável.

O programa gratuito aos associados da entidade oferecerá orientações e ferramentas aos empreendedores, com uma equipe também voluntária de especialistas nas áreas jurídica, finanças, processos e produção, business inteligence, análise de dados e estruturação de métricas para a tomada de decisão, marketing, trabalhista, tributária, recursos humanos, custos, ambiental, governança corporativa, gestão e valuation.

“Mais do que nunca, neste ano de mudanças e desafios, a entidade tem buscado na força do associativismo o direcionamento de suas ações junto à comunidade e à classe empresarial. O apoio, a orientação e o fortalecimento das empresas associadas, missão da entidade, em prol do desenvolvimento socioeconômico da região, se fortalecem ainda mais. É com este propósito que lançamos esse projeto, para que as empresas vençam as dificuldades e permaneçam fortes”, destaca o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Ação emergencial na pandemia

De acordo com Dagostin, ainda durante este ano, por meio do Movimento Juntos de Coração,  sob orientação e organização da Acic, consultorias gratuitas foram oferecidas para inúmeras empresas na região, como uma ação emergencial para manter operações e empregos. Foram 400 empresas contatadas, 55 consultorias realizadas e 23 consultores cadastrados.

Muitos desses consultores estarão agora no Projeto Conexão Associados. É o caso do consultor Alessandro Costa. “Foi sensacional participar do projeto de consultorias junto à iniciativa do Juntos de Coração e estar sendo convidado novamente para um programa permanente oferecido pela Acic é um reconhecimento”, salienta Costa.

“É muito gratificante essa troca de experiência com os empresários. Aprendemos muito mais do que ensinamos, com certeza”, coloca o consultor Mateus Cardoso Valentim.

Vitor Santos Marcelo também estará no time de profissionais voluntários para auxiliar os empreendedores. “Minha ligação com a Acic é muito estreita, desde a minha participação no Clube de Marketing, núcleo da entidade, da qual também já fui coordenador. Tenho certeza que faremos um ótimo trabalho, com excelentes resultados”, pontua.

“Agradecemos a todos os mentores voluntários que estiveram engajados conosco por meio do Movimento Juntos de Coração e que continuam agora nesta nova etapa e aos demais que se disponibilizam a contribuir com o crescimento das nossas empresas. O projeto também está aberto para a possibilidade de novos mentores”, acrescenta o presidente da Acic.

Apresentação aos núcleos

Uma apresentação do projeto foi realizada preliminarmente aos coordenadores dos núcleos da entidade ainda no mês outubro. Ao todo, a Acic possui 24 núcleos divididos em setoriais, multissetoriais e temáticos, totalizando 360 empresas, na sua maioria, classificadas como micro e pequenas.

“Apresentamos o projeto aos nucleados, que foi muito bem recebido. Além de contribuir com o crescimento das empresas, este trabalho fortalece a relação da Acic com seus associados, com a entrega de soluções eficientes”, enaltece o diretor da Acic, Renato Ferreira Costa, um dos idealizadores do Projeto Conexão Associados.

Ele explica que os associados interessados em participar poderão entrar em contato com a entidade e, na sequência, preencherão um formulário, para que se possa entender as demandas e necessidades da empresa. “Posteriormente, faremos o contato com o mentor específico da área de carência da empresa para que se iniciem as mentorias. Ao final de cada mentoria, também faremos uma avaliação’’, detalha Renato Costa.

Aprovação da mentoria

A empresária Daiane Nazário reforça a importância do suporte que recebeu durante a pandemia. “Usei a consultoria por meio do Juntos de Coração lá em abril, na área de finanças, com o consultor Lúcio Nazário, e foi muito bom. Sou uma jovem empreendedora, minha empresa tem apenas três anos e gerir uma empresa envolve muitas questões, que não dominamos. Liderar um setor é muito diferente de liderar uma empresa. A Acic está de parabéns por estender este projeto de forma permanente aos associados. Com certeza, farei parte”, relata Daiane.

“Participar de um núcleo traz muita troca de experiências com profissionais e empresas, e esse projeto só vem a somar a tudo que a entidade já proporciona”, conclui Daiane, coordenadora do Núcleo do Empreendedor.

“A Acic se movimentou muito durante este ano e isso tem sido excelente. Para as empresas de confecção, este trabalho será maravilhoso. Muitas empresas são pequenas e não têm conhecimento de  áreas básicas da gestão”, observa a executiva do Núcleo da Moda, Milse Maia.

COMUNICAÇÃO INTEGRADA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE