• Acic conclui capacitação para professores de matemática da região

    Ao todo, foram três encontros na sede da associação empresarial

Acic conclui capacitação para professores de matemática da região

03 Out, 2016 11:10:07 - Geral

Criciúma (SC)

Professores de matemática das redes municipal, estadual e particular passaram por uma capacitação com especialistas na disciplina durante três fins de semana na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O encerramento do curso, que dá continuidade ao Prêmio Acic de Matemática, ocorreu nesse fim de semana. O objetivo da iniciativa foi promover aulas de matemática para qualificação de professores do ensino fundamental da região, portanto, a capacitação foi dividida em duas turmas: do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano.


Os professores Giuliano Boava da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Lucas Spillere Barchinski do Instituto Federal Catarinense (IFC) comandaram as aulas neste período. Os profissionais altamente qualificados tiveram como missão repassar aos professores aquela matemática que não é ensinada no cotidiano. “Trabalhamos a criatividade do conteúdo, talvez de uma maneira que o professor nem tenha visto na própria faculdade. Assim, ele vai se sentir mais à vontade e seguro para trabalhar isso posteriormente com seus alunos”, detalha Barchinski.

Foi com esta expertise que a professora Juliana Tancredo saiu da capacitação. “A experiência foi muito positiva, especialmente neste último encontro com uma dinâmica mais prática. Acredito que estas iniciativas promovem a disciplina e isto é muito importante para educação. Precisaríamos de mais momentos como este”, analisa Juliana, responsável por aulas em um colégio particular e em escolas municipais. 

Ao fim do último encontro, os professores levaram para casa um certificado de participação da capacitação. O professor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Ulysses Tavares Carneiro, responsável pelo conteúdo das provas do Prêmio Acic de Matemática, também participou do encerramento. Para o presidente da Acic, César Smielevski, a qualificação do professor de matemática é o começo da criação do futuro. O objetivo final é promover a transformação dos alunos em profissionais qualificados e cidadãos respeitados começando pela fonte, que é o professor.

O conteúdo programático do curso envolveu temas, como: paridade e fenômeno periódico (em geral); manipulação de frações; princípio fundamental de contagem, princípio de casa dos pombos e combinatória; operações algébricas, manipulação algébrica e sistemas de numeração; geometria; e lógica matemática, interpretação de expressões e frases.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE