Acic conclui capacitação para professores de matemática da região
Criciúma (SC)
Professores de matemática das redes municipal, estadual e particular passaram por uma capacitação com especialistas na disciplina durante três fins de semana na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O encerramento do curso, que dá continuidade ao Prêmio Acic de Matemática, ocorreu nesse fim de semana. O objetivo da iniciativa foi promover aulas de matemática para qualificação de professores do ensino fundamental da região, portanto, a capacitação foi dividida em duas turmas: do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano.
Os professores Giuliano Boava da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Lucas Spillere Barchinski do Instituto Federal Catarinense (IFC) comandaram as aulas neste período. Os profissionais altamente qualificados tiveram como missão repassar aos professores aquela matemática que não é ensinada no cotidiano. “Trabalhamos a criatividade do conteúdo, talvez de uma maneira que o professor nem tenha visto na própria faculdade. Assim, ele vai se sentir mais à vontade e seguro para trabalhar isso posteriormente com seus alunos”, detalha Barchinski.
Foi com esta expertise que a professora Juliana Tancredo saiu da capacitação. “A experiência foi muito positiva, especialmente neste último encontro com uma dinâmica mais prática. Acredito que estas iniciativas promovem a disciplina e isto é muito importante para educação. Precisaríamos de mais momentos como este”, analisa Juliana, responsável por aulas em um colégio particular e em escolas municipais.
Ao fim do último encontro, os professores levaram para casa um certificado de participação da capacitação. O professor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Ulysses Tavares Carneiro, responsável pelo conteúdo das provas do Prêmio Acic de Matemática, também participou do encerramento. Para o presidente da Acic, César Smielevski, a qualificação do professor de matemática é o começo da criação do futuro. O objetivo final é promover a transformação dos alunos em profissionais qualificados e cidadãos respeitados começando pela fonte, que é o professor.
O conteúdo programático do curso envolveu temas, como: paridade e fenômeno periódico (em geral); manipulação de frações; princípio fundamental de contagem, princípio de casa dos pombos e combinatória; operações algébricas, manipulação algébrica e sistemas de numeração; geometria; e lógica matemática, interpretação de expressões e frases.
Foi com esta expertise que a professora Juliana Tancredo saiu da capacitação. “A experiência foi muito positiva, especialmente neste último encontro com uma dinâmica mais prática. Acredito que estas iniciativas promovem a disciplina e isto é muito importante para educação. Precisaríamos de mais momentos como este”, analisa Juliana, responsável por aulas em um colégio particular e em escolas municipais.
Ao fim do último encontro, os professores levaram para casa um certificado de participação da capacitação. O professor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Ulysses Tavares Carneiro, responsável pelo conteúdo das provas do Prêmio Acic de Matemática, também participou do encerramento. Para o presidente da Acic, César Smielevski, a qualificação do professor de matemática é o começo da criação do futuro. O objetivo final é promover a transformação dos alunos em profissionais qualificados e cidadãos respeitados começando pela fonte, que é o professor.
O conteúdo programático do curso envolveu temas, como: paridade e fenômeno periódico (em geral); manipulação de frações; princípio fundamental de contagem, princípio de casa dos pombos e combinatória; operações algébricas, manipulação algébrica e sistemas de numeração; geometria; e lógica matemática, interpretação de expressões e frases.
ASSESSORIA DE IMPRENSA