• Acelerador Linear do HSJosé recebe novas ferramentas

    Nova técnica traz mais conforto ao paciente 

Acelerador Linear do HSJosé recebe novas ferramentas

24 Abr, 2017 14:18:16 - Geral

Criciúma (SC)

O segundo acelerador Linear inaugurado em 2015, utilizado no tratamento de radioterapia em pacientes com câncer no Hospital São José, recebeu uma atualização com funções ainda mais precisas para aprimorar o atendimento aos pacientes.

A atualização consiste em uma melhoria no Software e Hardware do acelerador linear e sistema de planejamento, permitindo a realização da técnica de tratamento chamada Rapidarc, que consegue diminuir  a dose aos órgãos adjacentes (vizinhos) ao tumor; isso em relação a técnica de modulação do feixe (IMRT) já utilizada. A atualização permite liberar doses de forma muito mais rápida. Os tratamentos que utilizam-se da técnica RapidArc são em média, 60% mais rápidos comparados com os de IMRT, e conseguem desta forma, trazer mais conforto ao paciente.

Com a nova atualização, os médicos podem agora, fornecer um tratamento de qualidade melhor que o IMRT, com doses ainda mais baixas aos tecidos normais e diminuir significativamente o tempo de tratamento do paciente no acelerador linear. "O RapidArc representa um avanço importante na radioterapia e somos o primeiro hospital no Estado de Santa Catarina a oferecer essa tecnologia aos pacientes”, esclarece Dr. Felipe Kuhnen CRM 11859), médico responsável pelo serviço de radioterapia do HSJosé.

A nova tecnologia segundo especialistas, estabelece um novo patamar de velocidade no tratamento, permitindo uma terapêutica mais rápida e menor número de sessões. “Para termos uma ideia geral sobre o assunto, podemos exemplificar um tratamento de próstata, onde antes realizávamos cerca de 35 sessões em cada paciente, agora com a técnica RapidArc o tratamento pode ser realizado em cinco sessões. Um número significativamente menor. O tempo de cada sessão também reduz de 12 minutos para cinco minutos”, ressalta Kuhnen.

Atualmente o serviço de radioterapia do HSJosé, desde a chegada do segundo acelerador linear, não possui mais fila de espera; e com a nova técnica implantada, o número de pacientes poderá aumentar; o que significa mais pessoas em busca de um tratamento eficaz e qualificado no HSJosé.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE