• Ação realiza testes de glicemia em Içara (SC) no Dia Mundial do Diabetes

    Mais de 600 pacientes recebem kits de insulina pela Farmácia Municipal mensalmente.

Ação realiza testes de glicemia em Içara (SC) no Dia Mundial do Diabetes

14 Nov, 2023 15:44:28 - Saúde

Içara (SC)

Durante o Dia Mundial do Diabetes, realizado nesta terça-feira (14/11/2023), os pacientes que chegarem ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), em Içara (SC), poderão medir o nível de glicemia no sangue e receber orientações sobre a doença. A iniciativa é do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

Os testes de glicemia capilar são efetuados pela nutricionista Josiane de Sá Brognoli, que também é a responsável por repassar as explicações pertinentes aos usuários. Ela faz os atendimentos no próprio CEM, auxiliando pacientes que são encaminhados pelos médicos da rede pública.

“Para exemplificarmos, trouxemos exemplos de alimentos que são saudáveis para mantermos uma dieta equilibrada e com poucos níveis de açúcar. Dependendo do resultado do teste de glicemia, orientamos. Para aqueles que estão em jejum, o ideal é que esteja menor do que 100. Não fazemos o diagnóstico aqui, mas podemos medir como está a situação do paciente no momento”, pontua a profissional.

Para os diabéticos, Josiane afirma que os alimentos que devem ser evitados em qualquer hipótese são os que contenham farinha refinada e açúcar. Itens ricos em gorduras também fazem parte da lista. No caso dos pães, é melhor preferir pelas versões integrais.


“Isso engloba principalmente os alimentos industrializados, como bolachas recheadas, refrigerante, chocolate e suco em pó. Quanto mais fugir dos industrializados, melhor. Pedimos para dar preferência a o que chamamos de comida de verdade: arroz, feijão, carne, ovos, verduras, leite e derivados, desde que desnatados ou semidesnatados”, frisa.

Mais de 600 pacientes atendidos pela Farmácia Municipal

Em Içara, a Farmácia Municipal estima que mais de 600 pacientes recebam, mensalmente, kits de insulina e insumos para o tratamento contra a diabetes. Todo o processo, desde a consulta com o médico a até a busca pelos medicamentos, é gratuito.

“Todos os pacientes diabéticos, que sejam insulinodependentes, são acompanhados por nós. Os demais medicamentos são disponibilizados direto nas Unidades de Saúde, contendo toda a linha do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informa o coordenador da Farmácia Municipal de Içara, Fabrício Possamai.

O Centro de Especialidades Médicas e a Farmácia Municipal ficam localizados no bairro Jardim Elizabete, na rua Djalma Marques Escaravaco. As unidades estão abertas ao público de segunda à sexta-feira, a partir das 7 horas, sem fechar ao meio-dia.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE