Ação de prevenção ao suicídio é realizada no Campus Tubarão

17 Set, 2018 15:05:05 - Saúde

Tubarão (SC) 

Quem passou pela Unisul Campus Tubarão deve ter percebido uma ação diferente. Cartazes amarelos foram espalhados pelo local, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio e valorização da vida. A ação foi uma iniciativa da Liga de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPS), do Curso de Medicina da Unisul.

A ideia surgiu a partir da identificação de um grande estigma que existe dentro da universidade: as doenças mentais e o suicídio. “Decidimos agir dentro da Unisul, com o objetivo de atingir professores e alunos, principalmente da área da saúde, que muito provavelmente vão lidar com a realidade da epidemia de doenças mentais que viemos enfrentando”, comenta a presidente da LAPS, Paola Soares Medeiros.

Além dos cartazes, há também uma ação interativa, em que as pessoas podem escrever seus sentimentos e compartilhar com quem passa pelo local. “Fizemos um cartaz com a pergunta ‘Por que vale a pena viver?’, no qual as pessoas podem escrever suas respostas, com o intuito tanto de fazer reforço às próprias razões de continuar vivo, quanto dar razões pra quem não esteja conseguindo encontrá-las” afirma Paola.

Estigma universitário
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 90% dos casos de suicídio poderiam ser prevenidos. De acordo com alguns dados, a cada 45 minutos no Brasil, uma pessoa tira a própria vida. Para a presidente da LAPS, é inaceitável que, dentro de um contexto universitário, ainda exista este estigma. “É inaceitável que se saia de uma universidade, ambiente educador, sem entender que qualquer pessoa é susceptível a ter uma doença mental, mas que existe tratamento, que existe ajuda profissional e que este profissional saiba, pelo menos, encaminhar um paciente adequadamente”, afirma.

Centro de Valorização da Vida
Em todos os cartazes da ação realizada pela LAPS, há o número de telefone 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV). O CVV é uma entidade sem fins lucrativos que presta serviços gratuitos de prevenção ao suicídio pelo número 188, que também é nacional, e pela internet, através do site www.cvv.org.br.

Nos cartazes também existe escrita a hashtag #setembroamarelo e também a rede social do Laps Unisul. Dois meios de comunicação e informação sobre o tema que podem ajudar a responder algumas dúvidas das pessoas.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA UNISUL 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE