• Acadêmicos realizam plano de recursos humanos para empresas

    Em dois semestres acadêmicos identificam problemas e oferecem soluções

Acadêmicos realizam plano de recursos humanos para empresas

04 Jul, 2018 15:23:38 - Educação

Criciúma (SC)

Os estudantes do curso de Gestão em Recursos Humanos da Unesc estão contribuindo com as empresas da região e desenvolvendo na prática as habilidades obtidas em sala de aula. Este é o resultado da disciplina “Plano de Recursos Humanos: da teoria à prática”, que desafia os acadêmicos a mapearem os processos já implantados nas instituições e propor novas melhorias.

A atividade é desenvolvida em dois módulos, um em cada semestre, e coloca uma dupla de estudantes dentro da empresa escolhida. “Eles vivenciam o dia a dia dos profissionais, o que leva mais qualidade ao aprendizado. Na primeira etapa ocorre o diagnóstico situacional, identificação as fragilidades da empresa, e no segundo semestre a proposição das melhorias”, explica Volmar Madeira, coordenador dos cursos Tecnológicos da Unesc.

Além dos estudantes, as empresas onde acontece o projeto também são efetivamente beneficiadas pela iniciativa. “Já tivemos casos em que os estudantes reformularam processos no setor de recursos humanos, e até exemplos em que os setores foram totalmente reformulados. A empresa ganha durante a atuação dos acadêmicos e também na proposta final do projeto, que aponta as soluções a serem tomadas”, frisa o coordenador.

Ao fim do projeto, a proposta elaborada pelos estudantes é avaliada por profissionais de grande experiência no mercado de trabalho, dando uma maior credibilidade as ideias desenvolvidas.

Resultados positivos

Durante dois semestres Thais Mandelli Rossi e Jéssica Mezzari Villain vivenciaram o dia a dia profissional no Supermercado Marcon. Na empresa agregaram conhecimentos práticos fundamentais para a vida profissional. “Estar em uma empresa e enfrentar desafios reais é mais interessante e benéfico do que estudar apenas a teoria. No mercado de trabalho são estes momentos que vão fazer a diferença”, afirmou Thais. O projeto das estudantes, intitulado Plano de Recursos Humanos no Supermercado Marcon, identificou três principais pontos de melhorias nos processos adotados pelo Supermercado e propôs uma nova rotina de treinamentos e mais atividades de integração entre os funcionários. Além de uma nova organização na gestão do setor de recursos humanos.

Jéssica conta que foi uma experiência positiva, para ela e sua colega e para o Supermercado. “O projeto englobou diversas etapas e com cuidados detalhados e sua execução. Fomos até a empresa, entrevistamos algumas pessoas, conhecemos suas funções e suas histórias. Aprendemos sobre o jeito deles de realizar os procedimentos e outros diversos detalhes importantes. Assim, juntamos todos os elementos e desenvolvemos o projeto. Nossa expectativa é que aprovem e implementem as melhorias, vai fazer bem para o estabelecimento e para os funcionários”, destacou Jessica.

O Plano de Recursos Humanos já foi aplicado em empresas como a Imepel Industria Mecânica,maior fabricante de rolos, roletes, cavaletes e tambores para correias transportadoras de Santa Catarina e na SteelRoll, referência nacional em produtos e serviços de mineração cimenteiro, petroquímico, ferroviário, fertilizantes, agronegócios e portuários. Além delas, em muitos casos o trabalho acadêmico realizado acabou sendo implantado.

Tecnológicos Unesc

Os cursos tecnológicos da Unesc oferecem uma graduação de curta duração, sem deixar de lado o ensino de qualidade. Durante a vida acadêmica, o estudante encontra professores mestres e doutores com experiências nas mais diversas áreas. Além de participar de visitas técnicas, seminários e de desafios empresariais.

Durante a graduação, o acadêmico é desafiado a todo momento a trazer os “problemas” das suas empresas para busca de melhorias, aliando a teoria da sala de aula com a vida prática do futuro profissional da área de gestão. Permitindo que se qualifique para atuar nas empresas dos mais diversos segmentos.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE