Acadêmicos pesquisam sobre sistema fotovoltaico em residências

26 Nov, 2018 17:35:25 - Variedades

Tubarão (SC)

Os estudantes do Curso de Engenharia Civil, Campus Tubarão, Hargaton Buratto e Mauricio Oliveira Domingos, defendem seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre sistemas fotovoltaicos em residências. O trabalho foi orientado pela professora Norma Beatriz Camisão Schwinden.

Segundo Hargaton, os estudantes fizeram uma análise da produção e da geração de energia, bem como análise de investimento e tempo de retorno. No final, os estudantes conseguiram resolver o problema de um cliente real. “A conclusão foi que o sistema estava com defeito. Algumas peças estavam queimadas. Trocamos estas peças e auxiliamos no monitoramento da geração de energia”, afirma.

Além de todas as dificuldades tradicionais que os acadêmicos passam durante o TCC, a dupla precisou superar um outro desafio: Mauricio é surdo. Desde que entrou na universidade contou com o auxílio de uma intérprete, Conceição, que o auxiliou durante todo o processo. “Durante o TCC a maior dificuldade para nós foi na escrita. Fizemos o trabalho todo juntos, construímos em conjunto o processo metodológico e depois a divisão para a apresentação. As pessoas surdas têm muita dificuldade com a língua portuguesa, então muitas coisas eu não entendia e ele me dizia o significado de algumas palavras”, relata Mauricio.

Para Hargaton, o TCC foi a concretização de um sonho e a finalização de todo um processo. “O trabalho da faculdade solucionou o problema real de um cliente. É gratificante ver que no começo era só um sonho. Desde pequeno sempre gostei de procurar problemas, solucioná-los, descobrir como fazer as coisas”, comenta. “Foi muito legal quando descobrimos o que estava acontecendo de errado com o nosso objeto de estudo e a solução. Foi muito legal presenciar isso. Gostaríamos de agradecer a nossa orientadora e a coordenadora Lucimara Aparecida Schambeck Andrade por todo o apoio”, finaliza Mauricio.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE