• Acadêmicos desenvolvem bancada didática que simula terremoto

Acadêmicos desenvolvem bancada didática que simula terremoto

06 Set, 2018 16:12:49 - Educação

Criciúma (SC) 


A ideia é facilitar a compreensão dos alunos de Engenharia Mecânica da faculdade Satc nas complexidades da disciplina de vibrações

Utilizando a didática pedagógica, dois acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da faculdade Satc criaram o protótipo de um edifício que simula um terremoto, mostrando os grandes problemas vibratórios causados pelo fenômeno natural. A ideia da bancada didática é facilitar a compreensão dos alunos e materializar a teoria da disciplina de vibrações e acústica.

O experimento foi desenvolvido no Laboratório de Vibrações e Tribologia (LAVITRI) complementando os conceitos aprendidos em sala de aula. “Trabalhamos aqui uma forma de concretizar o assunto. Como não temos um edifício aqui na Satc para testarmos os sistemas e o terremoto, nós realizamos um projeto que visualize isso”, relata o acadêmico que integrou o projeto, Victor da Silva Cancelier.

O protótipo possui a base do prédio, um motor com a redução do impacto que estaria desbalanceado para simular o terremoto e o prédio iria vibrar e cairia. “O que nós fizemos foi adaptar um segundo andar, ele tem a função de absorver e retirar a vibração da parte de baixo que sustenta o prédio e assim ele não vai cair”, informa Cancelier.

Para o acadêmico que fez parte do projeto, Lucas Januário da Silva, o desenvolvimento do projeto faz com que possam conviver com a engenharia de verdade. “Conseguimos ver na prática toda a teoria de sala de aula e olhamos a engenharia com outros olhos. Meu diferencial está em todo o aprendizado que adquiro aqui no laboratório”, frisa.

Foram desenvolvidas 10 bancadas para serem utilizada nas aulas. “A ideia é que o aluno desperte à vontade, o querer trabalhar e descobrir como funciona este fenômeno através da bancada idealizada. Apenas em um exercício conseguimos visualizar toda nossa engenharia e a sua aplicação”, ressalta Cancelier.

Exemplo práticos

Para o professor Elvys Isaias Mercado Curi, a teoria precisa ser vista de uma forma real, se não apenas parece um cálculo grande e sem sentido. “Poder acompanhar um cálculo com algum sentido de ordem prática é necessário que se coloque um exemplo e o melhor exemplo é a alta engenharia”, salienta.

 Curi ressalta que o projeto foi executado e consegue garantir que o prédio neste caso não vá cair. “ Podemos salvar vidas, Nossa missão é essa, fazer engenharia resolvendo problemas de ordem real”.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA SATC 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

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