• Acadêmicos de Design de Moda aderem a movimento mundial

    Campanha conscientiza e alerta sobre o custo da produção da moda

Acadêmicos de Design de Moda aderem a movimento mundial

26 Abr, 2017 10:21:38 - Educação

Criciúma (SC)

Acadêmicos do curso superior em Design de Moda Senai/Unesc participam pela primeira vez do Fashion Revolution Day, movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício de confecção de roupas Rana Plaza, em Bangladesh. O desastre ocorrido em abril de 2013 deixou 1.133 mortos e 2.5 mil feridos. 

A campanha surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência.

De acordo com o professor do curso superior em Design de Moda, Felipe Kanarek Brunel, a iniciativa surge para provocar a reflexão acerca desse questionamento, além de debater, realizar e propor ações efetivas para catalisar a força da moda para o bem. “Enquanto formadores de cidadãos, nós professores ficamos contentes quando iniciativas deste porte são idealizadas pelos próprios alunos. As roupas estão cada vez mais baratas e acessíveis aos consumidores. Por outro lado, as formas de como elas são produzidas não são levadas em consideração”, comenta.


Todos os acadêmicos da graduação, da primeira a sétima fase, participam do evento. “Queremos que a sociedade pense como e por quem as roupas são fabricadas. Se há trabalho digno ou escravo nessa produção. O Fashion Revolution almeja ainda aumentar a conscientização sobre o fato de que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas, realçando a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos”, exemplificam as acadêmicas Aline Duarte e Adga Manenti.

Ainda segundo as jovens, a semana contará com um momento de trocas de roupas, debates sobre o evento e também sobre identidade de gênero. Estas atividades são aberas ao público em geral. A Fashion Revolution provoca a reflexão sobre a produção da roupa e a ação visa incentivar as pessoas a imaginarem o “fio condutor” do vestuário, passando pelo costureiro até chegar ao agricultor que cultivou o algodão que dá origem aos tecidos. 

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança