• Acadêmicos de Design criam identidade visual para artesã

    Projeto serve para aproximar estudantes dos artistas regionais.

Acadêmicos de Design criam identidade visual para artesã

25 Out, 2017 14:52:03 - Educação

Criciúma (SC)

Nos últimos cinco anos o trabalho da artesã Maria Beatris Rovaris Lodetti envolve a transformação da argila em peças únicas. O que começou como um hobby se tornou produção diária. Suas obras inspiraram os acadêmicos de Design Gráfico da Faculdade Satc a criar uma marca para o trabalho da artesã. A mistura do deus Hórus, uma referência ao deus do céu para os egípcios, com a cerâmica, surgiu a marca Órmica.

A proposta foi apresentada pelos acadêmicos da 7ª fase para a artista na noite desta terça-feira (24). “Gostei de tudo o que vi. Vocês conseguiram captar a essência do trabalho”, afirmou emocionada. Hoje, ela expõe algumas de suas peças, mais utilitárias, no espaço da Uniart, a sala de artesanato no Giassi Supermercados do bairro Santa Bárbara, em Criciúma.

Além de criar a marca, os alunos trabalharam no desenvolvimento de embalagens, métodos produtivos, distribuição e características do produto, trazendo elementos gráficos que são identificados no trabalho da artista. “Durante a pesquisa, percebemos que os pássaros e os peixes estão muito presentes. Ela comentou que a liberdade desses animais a motiva e isso inspirou a gente também”, contou a acadêmica Letícia de Oliveira Emerim.

O projeto Design e Artesanato foi criado na disciplina de Modelagem em Cerâmica. “A intenção é promover a interação dos alunos do curso com os artesãos da região, fazendo com que tenham uma visão estratégica do seu trabalho e o transformem em sua principal fonte de renda”, ponderou o professor Rodrigo Casteller.

Os planos de Maria Beatris são muitos. Retornar para sua cidade natal, Turvo, viajar e preparar uma exposição fazem parte deles. “As peças que estou separando para a exposição são essas que envolvem peixes e pássaros e são todas em terracota, sem esmaltação”, explicou a artista.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE