• Acadêmicos da Unesc terão 30 dias de aulas adicionais e certificado de formação

    O foco da Universidade é no processo formativo de qualidade dos alunos durante a fase do curso

Acadêmicos da Unesc terão 30 dias de aulas adicionais e certificado de formação

21 Abr, 2020 20:04:32 - Educação

Criciúma(SC)

A Unesc ampliou o primeiro semestre letivo em 30 dias e vai oportunizar aos seus acadêmicos, além de aulas adicionais em modo presencial, um certificado de formação complementar. A decisão foi tomada após a determinação do Governo do Estado (pelo decreto número 554) em prorrogar a suspensão das aulas presenciais até 31 de maio em função da pandemia de Covid-19 e leva em consideração a continuidade do processo formativo com a qualidade Unesc.

A Universidade é a única Instituição de Ensino Superior do Sul e Extremo Sul catarinense a oferecer aulas adicionais no final do primeiro semestre de 2020. Dessa maneira, o calendário acadêmico passará a contar com 22 semanas, isto é, quatro semanas a mais de aulas presenciais.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti explica que legalmente a Universidade está amparada para oferecer aos alunos aulas mediadas por tecnologia no período de distanciamento social, mas decidiu incluir no calendário acadêmico aulas adicionais presenciais para oportunizar aos estudantes um aprofundamento dos temas e conteúdos, além da realização de estágios e atividades necessariamente presenciais. “Estamos vivendo uma situação a qual ninguém escolheu. A nossa preocupação é com a continuidade do processo de formação dos nossos estudantes e com a garantia de que seja com a qualidade e os diferenciais que a Unesc tem”.

Indianara explica que cada professor, alinhado às definições do curso, irá optar pela metodologia e organizar as atividades que serão realizadas no período extra, entre 22 de junho e 19 de agosto de 2020. “Como as aulas adicionais irão exceder a carga horária que a Universidade deveria oferecer no semestre, esse período será entendido como uma formação complementar e os acadêmicos receberão certificado de aperfeiçoamento ao final dele. O estudante poderá incluir essa certificação em seu currículo, trazendo um diferencial na apresentação ao mercado de trabalho. Além disso, pode utilizar na validação das atividades complementares do curso”, explica a pró-reitora Acadêmica.

Professores da Unesc contam com apoio de equipe de assessores pedagógicos

Para o diretor de Ensino de Graduação, a ampliação do calendário acadêmico é uma maneira de potencializar o ensino e uma oportunidade de complementar a formação acadêmica. Segundo ele, os professores da Universidade já estão se preparando para o período adicional de aulas e contando com o apoio da equipe especial. “A Assessoria Pedagógica está envolvida em todo o processo, inclusive na produção de materiais e orientação dos coordenadores e professores sobre a ampliação do semestre letivo”, revela.

Aulas mediadas por tecnologias

Desde 1º de abril, os acadêmicos dos mais de 40 cursos de graduação da Universidade estão tendo aulas mediadas por tecnologias digitais, com encontros ao vivo com os professores das diversas disciplinas e realização de variadas atividades. Além do suporte dos docentes, há a equipe da Assessoria Pedagógica e diversos setores da Unesc, cujos funcionários estão realizando atividades na Unesc e em home office. Tudo para proteger e dar segurança às pessoas sem prejuízo nas atividades acadêmicas.

Calendário acadêmico

26/2 a 16/3 – aulas de modo presencial;
17 a 30/3 – aulas foram suspensas, com reposição programada para o período de 11 a 21/6/2020;
1º/4 a 31/5 – aulas realizadas de modo remoto, com aulas mediadas por tecnologias que compreendem: aulas ao vivo (síncronas); fóruns; videoaulas; reuniões online; envio e recebimento de exercícios; vídeos e áudios, entre outros);/?
1º/6 a 19/8 – aulas de modo presencial;

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança