• Acadêmicos da Unesc se preparam para participar da 11ª Bienal da UNE na Bahia

Acadêmicos da Unesc se preparam para participar da 11ª Bienal da UNE na Bahia

29 Jan, 2019 15:22:53 - Geral

Criciúma (SC)

A próxima semana será de muitas experiências trocadas e conhecimentos adquiridos por 50 estudantes da Unesc que sairão de Criciúma para participar da 11ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes, em Salvador (BA), de 6 a 10 de fevereiro. O evento, considerado o maior encontro estudantil da América Latina, reunirá pela primeira vez as três entidades estudantis: União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Acadêmicos de graduação e pós-graduação da Unesc se preparam para a viagem e prometem voltar com valiosa bagagem de contatos e aprendizados.

Nesta edição o tema da Bienal homenageia Gilberto Gil e sua obra como artista, diplomata, ambientalista, político e músico por meio de mostras selecionadas nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música, Projetos de Extensão, Literatura e Mostra Científica. Além de assistir aos trabalhos apresentados por estudantes das mais diversas universidades, acadêmicos da Unesc também foram aprovados e levarão seus estudos para dividir no evento, realizado no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc e diretora de cultura da União Catarinense dos Estudantes (UCE), Paola Soccas, já está em Salvador há três meses nos preparativos para o evento. Conforme ela, que faz parte da organização da Bienal e é coordenadora da Mostra de Projetos de Extensão, historicamente a Unesc exerce um protagonismo nas bienais. “Por exemplo em um evento em 2015 quem coordenou a tenda do Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca) foi a bancada da Unesc. Isso em um universo de todas as universidades do Brasil, federais, estaduais, comunitárias e privadas, mostra um pouco do protagonismo e do quanto o Cuca da Unesc também exerce esse poder de articulação e de movimentação das pessoas”, comenta a jovem, que acrescenta ainda a relevância da transformação de tudo o que os alunos absorvem de conhecimento ao longo dos eventos em ideias a serem implantadas dentro das suas universidades.

A expectativa do grupo que sai de Criciúma já no domingo (03/02) é a melhor possível. Conforme a vice-presidente do DCE da Unesc, Suzel Ramos, a convicção de todos é de que voltarão dos dias em Salvador com muitas experiências compartilhadas com Centros Acadêmicos de todo o país e com ideias para fortalecer a Unesc. “A nossa Universidade entende o papel do movimento estudantil e nos apoiou para que conseguíssemos viabilizar a ida a Salvador. Esse apoio significa valorizar nosso papel como parte importante da Universidade e somos muito gratos por isso”, acrescenta.

As vagas para o ônibus que foi viabilizado através do apoio da Universidade, conforme Suzel, já estão esgotadas, porém ainda é possível viabilizar vagas para alojamento no local do evento.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal