• Acadêmicos da Avantis projetam reestruturação da Coopermar

Acadêmicos da Avantis projetam reestruturação da Coopermar

08 Mai, 2017 13:51:21 - Educação

Balneário Camboriú (SC)

Através do Ateliê Vertical, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Avantis têm a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos de sala de aula. Na quinta edição do projeto, os acadêmicos foram desafiados a elaborarem todo o projeto arquitetônico de reestruturação da sede da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Balneário Camboriú (Coopermar). Na noite da ultima quinta-feira, 4, os trabalhos destaques foram apresentados ao público e os vencedores foram premiados.

A coordenadora do curso, Tatiani Pires Passos, conta que nessa edição participaram 330 acadêmicos do 1º ao 8º período, que se dividiram em 33 grupos – 10 em cada e trabalharam no projeto por uma semana. “Eles se empenharam muito. Se dedicaram a fundo, estudaram as necessidades da Coopermar para chegar aos resultados finais. A ideia não era fazer uma sede nova e sim reestruturá-la, então eles tiveram que trabalhar com a estrutura que já existe”, explica. Considerando que o foco do Ateliê Vertical, além de aliar teoria e prática, é também trabalhar em prol da sociedade e de forma sustentável, essa parceria com a Coopermar surgiu na hora certa. “Os alunos precisavam colocar a ‘mão na massa’ e eles precisavam desse projeto. Foi um sucesso”, afirma.

Quem conquistou o 1º lugar foi o grupo formado pelos acadêmicos Cristiano Antônio de Mello, Michel Antônio Parizzoto, Camila de Souza Vargas, Bruno Donizete Gomes, Danielly Adriana Severino, Gabriel Pereira Ribeiro, Débora Cristina Scapini, Douglas Eduardo da Costa, Dalmir Kistenmacher Filho e João Luiz Coradini da Rosa. Eles montaram um projeto em que a sede aparece dividida em quatro galpões diferentes, que se interligam. Um dos diferenciais, por exemplo, foi a cobertura de um deles, que é geométrica, aliando o design com a arquitetura. A equipe vibrou com o resultado e ressaltou o quanto foi positivo participar do projeto. “Pudemos colocar em prática o que vínhamos aprendendo em sala e auxiliar também essa cooperativa que faz um trabalho bastante importante para a sociedade”, disse Débora.

O próximo passo agora, segundo a coordenadora Tatiani, é reavaliar o projeto vencedor e, se necessário, fazer alguns ajustes. Depois ele irá ser colocado em prática. A ideia é contar com o auxílio da prefeitura, que já demonstrou interesse em ajudar financeiramente na execução do mesmo. Um ponto positivo foi a doação de um contêiner pela empresa Boxmall Premium Outlet, de Itajaí. “Isso já faz grande diferença”, pontuou a coordenadora.

Representantes da Coopermar também participaram da noite de premiações. O presidente da cooperativa, Cleber Marques Maciel, demonstrou emoção e disse que só tem a agradecer pela parceria com a Avantis, que está fazendo muita diferença para ele e seus colegas. “É importante também para a cidade, porque se conseguirmos ampliar o nosso trabalho, que é o foco desse ano, iremos diminuir em 80% o impacto ambiental que hoje é causado pelo lixo depositado por Balneário no aterro sanitário. Sabemos da preocupação de vocês com o lado social e saibam que realmente estão nos auxiliando nessa causa”, ressaltou.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE