• Acadêmico da Satc desenvolve ventilador a motor de combustão

Acadêmico da Satc desenvolve ventilador a motor de combustão

17 Out, 2017 17:31:32 - Educação

Criciúma (SC)

O ventilador de motor de combustão é um equipamento que ajuda na hora do combate aos incêndios. O projeto foi criado e desenvolvido pelo acadêmico Cláudio Roberto Miranda e testado pelo Corpo de Bombeiros Militar em Tubarão. Esse foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), defendido no semestre passado no curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc.

Após um semestre de dedicação e trabalho, o projeto foi testado. A ideia inicial do aluno foi desenvolvida na Metalúrgica Souza, de Tubarão, onde Cláudio trabalha. Com o apoio dos bombeiros, o engenheiro mecânico montou o protótipo, fez ajustes e colocou a ideia em prática. O suporte técnico e a parte de cálculos teve o apoio do professor Elvys Isaias Mercado Curi, do curso da Faculdade Satc.

“Precisei seguir critérios definidos pelos bombeiros, para atingir o que eles pediram”, afirmou o engenheiro. O ventilador de motor de combustão tem a função de gerar uma ventilação capaz de amenizar a fumaça no local do incêndio, abrindo um caminho para o bombeiro passar e realizar o trabalho. O equipamento já existe no Brasil e é usado nas corporações. Como é importado, o custo gira em torno de R$ 22 mil. A proposta de Cláudio tem estimativa de custo de R$ 8 mil.  

TEXTO/ EMILI AMARAL
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança