• Acadêmicas da Unesc apresentam artigo em Florianópolis

Acadêmicas da Unesc apresentam artigo em Florianópolis

30 Mai, 2019 11:42:10 - Geral

Florianópolis (SC)

Tendo como objetivo principal a valorização e preservação das línguas indígenas, as acadêmicas do curso de Licenciatura em Geografia da Unesc, Francine lunardi calegari e Thainá Cabral Eugênio, e de Letras, Silva Mazzuquelo, apresentaram, na última terça-feira (28), em Florianópolis, o artigo “Diversidades e potencialidades linguísticas indígenas no país: relevância ao ano internacional das línguas indígenas”.

A apresentação foi parte da
 programação do 4º Seminário de Geografia Econômica e Social (Senges) e da 40ª Semana de Geografia da UFSC (Semageo), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o tema “Mundo, Brasil e regiões: hoje e amanhã”. Entre mesas redondas, cursos e trabalhos de campo, as acadêmicas da Unesc abordaram as línguas indígenas tendo como viés principal o Ano Internacional das Línguas Indígenas, celebrado em 2019.

O foco são os indígenas e sua identidade pós-modernidade. “Este tema não está sendo trabalhado como deveria, por isso o Ano Internacional e a organização desta pesquisa”, explicou Francine.

Coleta de dados como base científica

Para abordar o tema, a pesquisa tratou de coletar dados e fontes relacionadas às linguagens indígenas. “Através de levantamentos referenciais teóricos, a pesquisa aborda a redução de 1,2 mil para pouco mais de 270 línguas indígenas presentes em território brasileiro”, estimou a pesquisadora. A pesquisa, portanto, auxilia na recapitulação das identidades culturais indígenas catarinenses e brasileiras. “Focamos muito na importância do tesouro que é a cultura indígena, sendo que está sendo deixada de lado, sem cuidado e preservação, bem como as dificuldades que as comunidades tradicionais se manterem ativas”, pontuou Francine.

Além de compartilhar conhecimento, a apresentação do artigo na UFSC leva o nome da Unesc até Florianópolis. “É uma forma de dar mais visibilidade aos cursos de Licenciatura em Geografia e Letras da Unesc, por isso é importante que nos mantenhamos ativos em espaços públicos e de pesquisa”, finalizou a acadêmica. O artigo foi produzido com a orientação da professora Yasmine de Moura da Cunha, da Unesc.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança