• Acadêmica de Design fatura prêmio nacional

Acadêmica de Design fatura prêmio nacional

28 Nov, 2018 17:21:36 - Geral

Criciúma (SC)

O Prêmio Bornancini é um dos mais concorridos e destacados do cenário do Design nacional e a acadêmica Letícia de Oliveira Emerim, da 8ª fase do curso de Design da Faculdade Satc foi uma das premiadas da edição de 2018, ganhando uma Menção Honrosa, na categoria Editorial, pelo trabalho “O enigma de Capitu em Dom Casmurro por meio do ritmo editorial”.

O Prêmio Bornancini de Design tem realização bianual e tem por meta reafirmar o papel do design como propulsor de inovação, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos. Possui diversas modalidades, sendo 11 categorias disponíveis.

“É uma premiação reconhecida nacionalmente, e para o curso de Design da Faculdade Satc, é um orgulho e estamos muito felizes, e ao mesmo tempo é uma forma de divulgar e medir a qualidade das nossas produções acadêmicas, mostrando cada vez mais que estamos no caminho certo”, afirma a coordenadora do curso de Design da Satc, Solange Bianchini.

O objetivo do trabalho premiado, que teve a orientação do professor Davi do Amaral Denardi, foi realizar uma proposta gráfica de diagramação da obra a fim de evidenciar o enigma de Capitu. Para que ocorresse essa diagramação, foi feita uma análise da obra e um estudo sobre ritmo editorial, aliado à metodologia de criação de produtos industriais do autor Löbach.

“O projeto era uma ideia que eu tive a longo da faculdade, ela nasceu de um trabalho editorial e foi crescendo conforme o tempo foi passando. conversei sobre a ideia algumas vezes com alguns professores durante uns dois anos e naturalmente o projeto/pesquisa foi sendo modificado. O Davi veio me orientou a fazer um trabalho pro TCC que eu pudesse continuar com a pesquisa depois”, conta a aluna premiada, Letícia de Oliveira Emerim.

Foi através do seu orientador que ela descobriu que poderia se inscrever no prêmio. “Eu me inscrevi nos 45 do segundo tempo e foi uma baita surpresa quando ganhei, eu cheguei a questionar se eles tinham mandado o e-mail pra pessoa certa”, lembra. “Fiquei muito feliz, por ter me dedicado de verdade pro TCC, porque todos os "nãos" que eu dei pros prazeres da vida pra poder ficar estudando valeram a pena. Não foi nada fácil escrever esse projeto, encontrar o ilustrador certo. Foi uma pesquisa muito grande e que valeu muito a pena”, reconhece a acadêmica.

O Prêmio Bornancini homenageia e tem o nome de José Carlos Mário Bornancini, falecido em 24 de janeiro de 2008 e que deixou um expressivo legado ao design brasileiro. De renome internacional, Bornancini possui algumas de suas criações integradas às exposições permanentes de grandes centros culturais, como o MoMA - Museum of Modern Art de Nova York. Em sete edições do prêmio já foram 1.983 inscrições, sendo 252 premiados e 213 menções honrosas.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO 


 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE