Abertura do canal extravasor da Barragem Oeste, ajuda a proteger a população

02 Jun, 2017 14:59:02 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Como uma forma de proteger a população do Alto Vale e Vale do Itajaí das possíveis inundações causadas pelas chuvas que atingiram o estado nos últimos dias e que devem se repetir na próxima, a Defesa Civil de SC realizou a abertura do canal extravasor da Barragem Oeste, em Taió. A operação ocorreu por volta das 17h desta quinta-feira, 1º, e já demonstrou eficácia. Na última medição, às 12h desta sexta-feira, 2, o nível do rio estava com 8 metros, ou seja, estava dentro do esperado com o procedimento realizado na barragem. 

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, explicou que a operação do canal extravasor em Taió foi planejada e calculada, fazendo com que as quatro comportas se mantivessem abertas para direcionar o fluxo de água. “Se não temos as comportas abertas, a água do canal extravasor vai de encontro a outras margens do rio, podendo vir a colapsar inclusive com a ponte que se encontra no local. Ele trabalha de forma coordenada entre canal e a comporta. Então diminuímos o número de comportas abertas, para que o fluxo de água ficasse dentro do nosso cálculo. Assim, o rio sairia dos atuais 7,99m para 8,15m”, informou.

Moratelli destacou que a Defesa Civil manteve o compromisso com a população de todo Alto Vale de gerenciar da melhor forma os barramentos na região para que o impacto das cheias seja menor. “Nós temos o retorno das chuvas a partir de domingo. As nossas equipes da Defesa Civil e Epagri/Ciram estão analisando, nesta sexta-feira, as condições meteorológicas para emitir um boletim oficial das condições do tempo. Esse boletim vai nortear todas as operações daqui para a frente, tanto nas barragens quanto na emissão dos alertas. Fica o compromisso da Defesa Civil com a população catarinense de prestar um serviço de qualidade”, disse. 

O coordenador da Defesa Civil de Taió, Jaci de Liz, falou sobre a necessidade da operação realizada nesta quinta. “A manobra de abertura do canal extravasor da barragem de Taió em três metros foi necessária para reduzir o volume do reservatório, já que para semana que vem a previsão é de muita chuva. Os boatos de que o nível do rio aumentaria muito e alagaria a cidade atrapalharam, mas buscamos sempre informações verdadeiras para tranquilizar a população”, explicou.

Melhorias nos últimos anos nas barragens de Taió e Ituporanga

Moratelli destacou as obras feitas nas barragens nos últimos anos, citando Taió e Ituporanga, que tiveram a sobre-elevação em dois metros, aumentando a capacidade de retenção da água. A capacidade da barragem de Taió passou de 83 milhões de metros cúbicos para 100 milhões de metros cúbicos, um incremento de 20%. E a barragem de Ituporanga passou da capacidade de retenção de 93 milhões de metros cúbicos para 110 milhões de metros cúbicos, ou seja, um aumento de 18%.

Além disso, foi dobrada a capacidade de vazão, que é a liberação de água para proteger a estrutura das barragens. As melhorias amenizam ou até mesmo eliminam danos na região em casos de ocorrências de fortes chuvas, dependendo da intensidade dos eventos climáticos. 

O secretário salientou que, comparando com enchentes ocorridas nos últimos anos, por exemplo, as melhorias feitas garantiram uma redução média de 1,5 metro em alagamentos registrados em cidades como Rio do Sul. “Isso demonstra a preocupação em proteger a população e evitar qualquer dano que possa vir a acontecer”, finalizou.  

Importância para população de Taió

“Nos sentimos mais seguros após as melhorias na barragem. O que temos visto é que a água tem ficado represada dentro das barragens e não dentro da cidade. Se fosse há alguns anos, com essa chuva toda da semana, a cidade estaria alagada. A manobra bem executada pela Defesa Civil nos dá tranquilidade, assim como foi a abertura do canal extravasor nesta quinta-feira”, disse a moradora de Taió Neuma Anderle Felizardo. 

Neuma Anderle Felizardo, moradora de Taió 

O empresário Agostinho Hillesheim também ressaltou que a segurança hoje é maior. “Temos uma barragem bem estruturada e estamos muito mais informados. Antes a água vinha e não tínhamos mais o que fazer. Acompanho as enchentes desde 1983, e cada enchente é diferente. Hoje olhamos tudo pelos canais de informação da Defesa Civil e agimos com antecedência”, contou. 

“Foram melhorias necessárias. Quem vive há mais tempo em Taió sabe que em outras épocas não tínhamos confiabilidade nas informações, trabalhávamos em cima de suposições, hoje nos sentimos mais seguros com a sobre-elevação e com todo trabalho feito pela Defesa Civil. São fundamentais todas essas ações que o governo vem fazendo no intuito de proteger a população do Vale do Itajaí. Se não fossem essas obras, talvez estivéssemos com a nossa cidade alagada”, observou Marino Anderle Junior.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal