• Abertas vagas para tratamento de fumantes no Primeiro de Maio

Abertas vagas para tratamento de fumantes no Primeiro de Maio

30 Jan, 2019 14:02:59 - Geral

Içara (SC)

O tabagismo está diretamente ligado a problemas de saúde, causando dependência devido a nicotina, a substância psicoativa presente na fumaça do cigarro. Em Içara, a unidade de saúde do bairro Primeiro de Maio irá iniciar o grupo de apoio ao tabagismo com intuito de auxiliar e incentivar fumantes a parar de fumar.

Serão disponibilizadas 20 vagas para participação no grupo. Interessados já podem procurar a unidade de saúde no próprio local ou pelo telefone 3431 3596 para agendar as consultas que iniciam a partir da próxima segunda-feira, dia 4. “O paciente deve passar pela consulta onde são coletadas informações sobre sua saúde e a história da relação dele com o cigarro, só então será encaminhado ao grupo”, explicou a enfermeira responsável pela unidade de saúde, Glícia Pagnan.

Conforme ela, a dependência da nicotina é considerada uma doença e em função disso é recomendado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que seja ofertado o tratamento para a população fumante. “Sabemos o quanto o cigarro representa como risco para saúde, por isso estamos formando mais um grupo de apoio para ajudar as pessoas que buscam auxílio”, completou.

A secretária municipal de Saúde, Jaqueline dos Santos, enfatiza que, no que diz respeito a saúde, o objetivo maior passa pela intensificação da prevenção. “O tabagismo é umas das nossas preocupações em toda rede e conscientizar essas pessoas que fazem uso do cigarro é importante para que elas tenham maior qualidade e expectativa de vida”, frisou.

Após a formação do grupo serão realizados encontros semanais que irão abordar alguns temas como síndrome de abstinência, ganho de peso, uso de medicamentos e mudança de hábitos. Ainda sem data prevista, o inicio dos encontros deve ocorrer no mês de março. 

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE