• Abastecimento com etanol pode ser uma nova opção

Abastecimento com etanol pode ser uma nova opção

27 Set, 2018 17:39:18 - Geral

Içara (SC) 

A opção de abastecimento com etanol é cogitada por motoristas que passam em postos de Içara, em razão do preço do álcool estar em média R$ 1 mais barato em comparação à gasolina, cujo litro está custando na faixa de R$ 4,49. Apesar do menor valor, ainda não há vantagem econômica com os preços atuais. Conforme a Agência Nacional de Petróleo (ANP) só compensa abastecer com álcool se o valor corresponder a até 70% do preço do derrivado de petróleo.

A conta é simples: basta dividir o valor do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7 (ou seja, 70%), a indicação é optar pelo álcool. Assim, no caso de Içara, dividindo-se 3,49 por 4,49, o resultado será de 0,77. Essa conta leva em consideração o consumo, pois para percorrer a mesma distância é necessária uma quantidade maior de álcool do que de gasolina. Por isso, também é aconselhável calcular o custo do quilômetro rodado, dividindo o valor do litro do combustível pelo consumo médio do carro.

Para o doutor em economia Alcides Goularti Filho, abastecer o veículo com álcool tem outras vantagens sobre a gasolina. “Quando chego para abastecer, escolho o etanol por dois motivos: o financeiro e o ambiental, pois polui menos”, explica. Ele lembra que o etanol tem um menor preço por ser um combustível 100% nacional. “Ao contrário da gasolina, que tem o preço controlado pelo mercado financeiro. Conforme altera o valor do dólar, há alterações no valor da gasolina”, expõe.

Para alterar esse cenário, Goularti defende a mudança na política da Petrobras para o controle dos preços do combustível, atendendo ao Brasil e não ao mercado internacional. O economista também comenta a respeito do preço do GNV, mais barato em comparação com outros combustíveis. “O gás natural veicular vem da Bolívia, por isso seu custo é mais interessante. Logo, o preço repassado para os consumidores é mais acessível”, considera.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE