• A sociedade na elaboração do Plano de Recursos Hídricos

    Oficina temática acontece na tarde da próxima quinta-feira, dia 30, com encontro no auditório da Paróquia de Morro da Fumaça envolvendo os municípios de Criciúma, Içara, Morro da Fumaça e Treze de Maio

A sociedade na elaboração do Plano de Recursos Hídricos

23 Ago, 2018 14:25:44 - Geral

Morro da Fumaça (SC)

Representantes do poder público, usuários de água e população dos municípios de Criciúma, Içara, Morro da Fumaça e Treze de Maio são convidados a participar de oficina temática prevista dentro da elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga na tarde da próxima quinta-feira, dia 30. A ação ocorrerá no auditório da Paróquia de Morro da Fumaça, das 13h30min às 17h30min, e contempla a etapa B do projeto que está sendo desenvolvido por técnicos da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e supervisionado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) e pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga. 

Na oportunidade, a coordenação e equipe técnica do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga irão aplicar metodologias participativas a fim de identificar a dinâmica social da bacia, os problemas e as soluções. A etapa faz parte do diagnóstico que a coordenação do Plano está elaborando através da participação da população. 

"É deste modo que conseguimos identificar os atores que colaboram com o gerenciamento dos recursos hídricos. Com as técnicas e atividades é possível verificar o grau de comprometimento de diversos órgãos com a água nos municípios, identificar os principais problemas e vislumbrar, com a manifestação da sociedade, o que seria ideal para a bacia do Rio Urussanga. Depois confrontamos estes dados com as informações levantadas pelos técnicos", explica o coordenador do Plano, Celso Albuquerque. 

Um grupo, formado por pessoas de diferentes setores da sociedade, continuará contribuindo com a construção do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga. O documento irá determinar os critérios necessários para recuperação, preservação e conservação da água, além de definir o cenário atual de oferta e demanda, projetar os possíveis panoramas futuros e estabelecer ações e metas estratégicas a serem executadas em curto, médio e longo prazo. A finalidade é garantir água em quantidade e qualidade aos diversos usos e o desenvolvimento sustentável da bacia. 

A Bacia

A Bacia do Rio Urussanga está localizada na região do extremo sul catarinense e possui uma área de drenagem de 679,75 km². Seu rio principal, o Rio Urussanga, surge da confluência dos rios Maior e Carvão. No encontro do rio Urussanga com o Oceano Atlântico forma-se um complexo laguna composto por lagos e arroios. A Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga abrange 10 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE