• A robótica está impulsionando cada vez mais o futuro

A robótica está impulsionando cada vez mais o futuro

26 Jul, 2017 16:25:08 - Tecnologia

Criciúma (SC)

A robótica tem se mostrado uma ferramenta eficiente no processo de desenvolvimento cognitivo e de habilidades sociais de alunos, desde a educação infantil até o ensino superior. Visando alinhar estes objetivos aos anseios dos “nativos digitais”, a Satc incentiva a cultura maker, ou do “faça você mesmo”, por meio de suas oficinas tecnológicas a fim de despertar a lógica dos estudantes na tomada de decisões.

Marcelo Florêncio da Rosa é acadêmico de Engenharia de Mecatrônica da Satc e participou da primeira turma da oficina em 2012. “Foi muito produtivo e uma oportunidade de fazer algo que se gosta no período escolar”, comentou. Segundo o aluno, eles começaram produzindo robôs com peças de lego. “Foi um sucesso. O curso nos proporcionou conhecimentos de programação, motores e sensores”.

O estudante lembra que, por meio da oficina de robótica, a Satc participou de duas edições da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Em 2015 a escola foi campeã no estado e representou Santa Catarina na competição nacional. Atualmente, as aulas são semanais e atendem os alunos do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.

 

Novidades

A coordenação da oficina iniciou a implantação neste semestre com novidades. Agora os alunos terão dois níveis de aprendizado, contemplando o ensino fundamental I e II. “Antes os alunos realizavam os estudos inteiramente com o Lego. Agora teremos uma turma trabalhando a introdução da robótica utilizando o Lego e um segundo grupo trabalhando com robótica avançada com foco no mundo maker, utilizando tecnologias como Impressora 3D e Arduino ”, afirmou o professor Guilherme Cruz.

Nos próximos semestres serão implantadas outras modalidades de oficina de robótica que constam na agenda da Satc, sincronizadas com os conceitos como Internet das Coisas, Gamificação, Desenvolvimento de Aplicativos (APP) e Indústria 4.0, de forma lúdica proporcionando um processo de aprendizado ativo, criativo e colaborativo.

Robótica também é lugar de mulher

Bianca Marcello Milanez é uma das alunas participantes da oficina na Satc e gosta de participar da montagem de robôs. “Eu sempre gostei da área de robótica e agora está ficando melhor ainda”, explicou Bianca. A estudante pretende seguir no ramo, cursando a faculdade de Mecatrônica. “É uma área pioneira e ela se destaca nesse meio, está sempre buscando aperfeiçoamento”, afirmou a mãe de Bianca, Iara Aracelles Marcello. O pai é outro entusiasta dos estudos da filha neste ramo. Para ele, Bianca deve pensar até no ensino fora do país. “Ela sempre foi tímida, agora chega empolgada em casa, conta sobre os equipamentos e as visitas realizadas. Ela seguiu sozinha este caminho, nós só estamos guiando e apoiando”, finalizou. Informações pelo telefone: 3431 7502.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança