• A nova sinalização da BR-101 Sul para travessias de pedestres

A nova sinalização da BR-101 Sul para travessias de pedestres

15 Set, 2017 09:31:52 - Segurança

Santa Catarina

Com a duplicação de pistas, construção de obras de artes especiais (OAEs) e vias laterais na BR-101 Sul, o DNIT/SC vem instalando e dando manutenção para uma gama de elementos de sinalização vertical rodoviária. Nesse conjunto estão as placas de advertência para trânsito de pedestres e passagem sinalizada de pedestres. Há diferenças entre os dois tipos de travessia, e o conhecimento do significado de cada um fará com que atitudes seguras sejam tomadas por motoristas e pessoas que utilizam a rodovia federal.

A placa de sinalização advertindo a existência de uma travessia de pedestres é instalada anteriormente aos pontos onde foram disponibilizadas as travessias em nível da plataforma, nos nichos construídos entre as proteções de concreto no eixo central. Essa placa tem fundo amarelo com insígnia de fundo preto – ilustrando uma pessoa em movimento, podendo ter entre 80 centímetros a um metro de entre as pontas. São fixadas nos bordos das pistas duplicadas e são amplamente utilizadas no trecho da duplicação.


Já o elemento rodoviário para advertência para passagem sinalizada de pedestres é instalada próximo de locais onde há transeuntes em travessia por faixas horizontais sobre o pavimento. Esta indicação remete às travessias em passarelas, passagens inferiores e viadutos, ligando a estrutura de uma OAEs até os passeios públicos (calçadas). São afixadas em bordos de vias laterais e também medem entre 80 centímetros a um metro de entre as pontas.

De acordo com o Manual de Sinalização Rodoviária do DNIT (2010), a estrutura das placas de travessia têm 2,1 metros de altura, contando do pavimento ao início da placa. A sinalização deve estar de 50 cm a um metro e meio de distância afastado do bordo da pista. O elemento que caracteriza o pedestre mede entre 56 centímetros a 80 centímetros de altura. Os materiais mais adequados para a confecção das placas são o aço, alumínio e poliéster reforçado com fibra de vidro. Os materiais mais utilizados para a confecção do fundo são as películas e as tintas. As películas utilizadas são as plásticas (não retrorrefletivas) ou as retrorrefletivas e as tintas utilizadas são o esmalte sintético, fosco ou semifosco, ou a pintura eletrostática. O verso da placa deve ser pintado com tinta fosca ou semifosca, na cor preta. Os materiais das placas devem atender às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou normas vigentes nos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito ou normas internacionais.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

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