• A magia do crachá

A magia do crachá

25 Set, 2018 16:23:56 - Artigo

Grande parte das empresas no mundo adotam o crachá como uma das mais eficientes ferramentas de identificação, controle de acesso e horário dos colaboradores.  Porém ele é mais valioso do que isso. Em muitos casos o crachá praticamente substitui a carteira de identidade, tamanha a identificação do profissional com seu local de trabalho.

Em cidades menores o cartão de identificação significa status e diferencia aqueles que possuem um emprego cobiçado daqueles que trabalham em micro e pequenas empresas não tão reconhecidas. Sabe-se que o crachá é um dos mais poderosos instrumentos de inclusão social criados pela sociedade moderna.

Há pouco tempo recebi de um cliente para o qual desenvolvo trabalhos de treinamento e consultoria um crachá para ter acesso as dependências da empresa. Confesso que no primeiro momento causou-me estranheza, afinal de contas não sou colaboradora daquela companhia. Mas no momento em que “vesti” o cartão de identificação me apoderei de um sentimento muito bom, senti-me fazendo ainda mais parte da empresa e com orgulho de pertencer aquele grupo de pessoas comprometidas em uma mesma causa. Essa é a magia dos objetos que sinalizam o orgulho de pertencer a uma empresa

Eis um ponto importante que muitas vezes passa despercebido pelos líderes de equipes. Independente do tamanho da empresa, se uma grande companhia multinacional ou uma microempresa familiar, é imprescindível questionar o que estimula o sentimento de pertencimento entre os colaboradores.

Muitos líderes têm dificuldade em cultivar esse comprometimento, que passa pelo envolvimento emocional, inconsciente e até mesmo subjetivo. Certamente o crachá não é a solução e tampouco a única ferramenta, porém pode ser um poderoso meio de medir o sentimento de pertencimento das pessoas e, consequentemente, o engajamento impactará nos resultados.

Mariana Koch Neves
Especialista em líderes

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal