A identidade cultural e relações étnico-raciais em debate

25 Out, 2018 16:21:11 - Geral

Tubarão (SC)

Com o seminário Identidade cultural e relações étnico-raciais, a Universidade abre espaço para reflexão que envolvem as questões do cotidiano, no sábado (27), a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal YouTube da UnisulVirtual.

A proposta é discutir temas como a pluralidade cultural, os direitos das minorias, a civilização e a barbárie, as formas de ser sujeito e o silenciamento no caso mãe Gracinha, mulher quilombola da comunidade Toca, de Paulo Lopes (SC), que perdeu a guarda de suas filhas em virtude da sua história e cultura.

O Seminário terá mediação da Designer Educacional Carmelita Schulze e participação dos professores Guilherme Araujo Silva, Gerente de Relacionamento e Mercado da UnisulVirtual, e do Professor Nei Antônio Nunes, do Mestrado em Administração da Unisul.

Sobre os palestrantes

Guilherme Araujo Silva

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005), Especialista em Educação a distância pela Universidade do Contestado (2015) e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2017). Atuou como Tutor no Programa Interlegis (da ONU em parceria com o Senado Federal), no Sebrae, na UnisulVirtual e, atualmente, é Gerente de Relacionamento e Mercado na mesma Instituição. Possui experiência na área da linguagem, mais especificamente com análise de discurso, estabelecendo relações com a história e a psicanálise, dedicando-se à análise de corpus relacionados com comunidades negras ou quilombolas de Santa Catarina. É membro do grupo de pesquisa “Revitalizando culturas: sagrado, ética e comunicação”.

Nei Antonio Nunes

Bacharel em Filosofia (UFSC), Mestre em Educação (UFSC) e Doutor em Sociologia Política (UFSC). Em 2011, fez o estágio de doutorado (modalidade ‘sanduíche’) no departamento de história e estudos políticos e internacionais (DHEPI) da universidade do Porto (Portugal). É pós-doutorado no programa de pós-graduação interdisciplinar em ciências humanas da UFSC (PPGICH), desenvolvendo o projeto: “Estudo das relações entre neoliberalismo e biopolítica: investigação dos processos de subjetivação constitutivos do ‘homem empresa’ e das práticas de controle ambiental”. Professor do curso de graduação em Filosofia (disciplinas: pensamento político moderno e pensamento político contemporâneo) da Unisul. Professor e pesquisador do Mestrado em administração (Unisul). Linha de pesquisa: inovação e sociedade. Pesquisador do NUPEH (núcleo de pesquisas em humanidades) e líder do grupo de pesquisa em inovação social. Líder do projeto de pesquisa “epistemologias e práticas de gestão das inovações sociais”.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança