A amizade. A base para uma nova sociedade

11 Set, 2017 09:46:21 - Artigo

Assistindo aos acontecimento no mundo atual, onde uma potencia mundial tenta mostrar a outra que é mais forte belicamente, passo a analisar o quão pobre é ainda o ser humano do ponto de vista espiritual. Como há misérias dentro do ser humano.

Observando nossos comandantes, usando o Estado para privilegiar seus egos e seus interesses materiais, e o sistema financeiro (bancos), com uma concentração de renda avassaladora, levando mais da metade de todos os impostos arrecadados pelo mundo afora, por conta da alta dívida pública da maioria dos países, prejudicando milhares de pessoas, percebo o quão distante estamos do que de fato nos interessa.

Começo então a sonhar e refletir, qual mundo eu quero para mim, minha filha, meus semelhantes?.

Nada é por acaso. Todos os acontecimentos sejam no Brasil como no mundo, mostram ainda como o ser humano de uma forma geral, está distante do que realmente importa.

Sonho com um mundo, onde a amizade seja o valor que embase todas as outras atitudes do ser humano. Sim, a amizade, o sentimento de amor ao próximo, de querer ver a estrela do outro brilhar, ou seja, o altruísmo.

Com este sentimento sendo a base, não haveriam guerras, pois ao invés de mostrar ao outro país o poder militar, se mostraria o poder de amar, que seria revelado em atitudes governamentais em benefício de todos, com ética, responsabilidade, bom emprego do dinheiro público, com atendimento das necessidades básicas vitais com excelência e com um foco muito precioso na educação do ser humano, que seria criado também para ser o "motor de arranque" do outro, para ser simplesmente, fraterno.

O Estado, que é uma criação inteligente da sociedade, cumpriria sua importante missão, não permitindo que qualquer cidadão deste mundo passasse fome, frio ou que lhe faltasse o trabalho, fonte criadora da dignidade humana. O governante imbuído deste sentimento, não seria capaz de pegar algo que não fosse seu, pois sentiria no coração que com esta atitude estaria ferindo alguém, e uma pessoa altruísta, não se permitiria ter este tipo de conduta, que fere e dificulta a vida das pessoas, na sua maioria as mais necessitadas.

Então, de uma forma simples, estamos distante do que realmente importa.

Os acontecimentos pelo mundo e especialmente no Brasil nos trazem um raio-X ou quem sabe uma tomografia, da pobreza que a maioria dos seres humanos ainda carrega dentro de si.

Demonstra, que as atitudes de parte de nossos governantes, que são verdadeiros espelhos do povo (pois político não dá em árvore), são comandadas pela ganância, pela arrogância, pelo "medo" da escassez, pelo interesse material, pela inveja, pelo orgulho. Não há amor nisso, não há fraternidade, nem amizade. Parece que o caminho é simples, apesar de longo ainda para ser trilhado, é a auto-transformação, que gera reflexos no coletivo, pois quanto mais pessoas tomarem consciência de que o mundo é um reflexo das palavras, pensamentos e atitudes de todos, mais pessoas buscariam o caminho da reflexão, do voltar-se para si, do auto conhecimento e da auto-transformação.

E assim, um dia teremos governantes com este perfil. Não há milagres, a não ser que Deus queira. Mas neste ponto, a frase que parece "boba" (mas não é ) que muitas vezes leio, ou seja, "quer um mundo melhor comece por você", nunca me fez tanto sentido. É o que desejo para todos.

Fábio Colonetti, cidadão, pai de família, advogado OAB-SC 14241 e sonhador.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança