• 54 anos de possibilidades

54 anos de possibilidades

26 Nov, 2018 15:18:47 - Variedades

Tubarão (SC)

Uma instituição formada por pessoas e para as pessoas. Assim é a Unisul, que há 54 anos contribui para o crescimento de toda a região e do estado. Por ser uma universidade comunitária, a Unisul se preocupa não apenas com o ensino de seus cursos de graduação e pós-graduação, mas também com toda a região que é o lar da Universidade. Cem mil atendimentos, gratuitos, são realizados por ano em serviços para as comunidades. Além disso, aproximadamente 150 mil pessoas passaram pela Unisul e ingressaram no mercado de trabalho.

A Unisul tem reconhecimento de excelência recebido pelo MEC. Esta nota máxima posicionou a universidade entre as melhores IES do Brasil. “Essas e outras formas de reconhecimento à relevância da Unisul para as comunidades nas quais está presente podem ser expressas por aproximadamente 150 mil pessoas que aqui receberam formação superior – número este que representa boa parte do total de profissionais que atuam nos municípios da região. Ou seja, há 54 anos contribuímos efetivamente para elevar a qualidade de vida da população do Sul do Estado”, reforça o reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt.

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, relembra a importância das 12 universidades que fazem parte do Sistema Acafe. “Santa Catarina se destaca na liderança econômica por conta destas instituições, que há mais de 50 anos, iniciaram o processo de interiorização do ensino superior. A Unisul ainda tem muito a contribuir. Todo o legado da instituição nos dá ânimo para fortalecer ainda mais a universidade. Desejamos que ela possa, nos próximos 54 anos, continuar contribuindo para o desenvolvimento da região”, relata.

Os desafios enfrentados ao longo destes anos são muitos. Segundo Mauri, o momento atual da Universidade é o mais difícil da história. “No entanto, é emblemático que a Unisul nasceu como expressão viva da coragem de se reinventar e vencer as dificuldades. Carregamos as lições de todos os erros e acertos dessa história vivida desde o início em meio a desafios. Hoje, diante de um contexto social e econômico absolutamente perverso para nosso modelo educacional de universidade comunitária, precisamos buscar saídas inovadoras”, afirma.

“Este é, sem dúvida, um momento de celebração e de gratidão às comunidades e aqueles que fazem, fizeram e farão parte da Unisul. No entanto, cada novo ciclo é também uma oportunidade de nos reinventarmos, de revigorarmos a nossa capacidade de inovação e adaptações indispensáveis a este nosso novo tempo (realidade de mercado, transformações da sociedade, impactos da era digital na educação e mesmo antevendo perspectivas de empregos que sequer existem, por exemplo); ou seja, trabalharmos para uma Unisul cada vez mais aberta, atenta e à frente do seu próprio tempo”, reforça Sebastião Salésio Herdt, presidente da Fundação Unisul. A Fundação Unisul é uma das pioneiras do modelo comunitário de educação superior brasileiro e mantenedora da Unisul. Tem como finalidade promover a educação, a ciência, a cultura, o desenvolvimento social e comunitário sustentável na região em que está situada.

Reconhecimentos externos

Sendo uma universidade comunitária comprometida com o bem-estar dos cidadãos e do meio ambiente, a Unisul tem se destacado em alguns projetos e sendo reconhecida pelas suas ações. A Assembleia Legislativa (Alesc) concedeu o Troféu Responsabilidade Social pelo papel da Unisul na inclusão social. Além deste, a universidade recebeu também o Prêmio Empresa Cidadão da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB-SC), pelo reconhecimento do Projeto Ciência Móvel, que leva educação ambiental gratuitamente às escolas públicas da região.

A Unisul em números

Hoje a Unisul tem 190 opções de cursos (graduação e pós-graduação), em diferentes locais e períodos, 3 Campi presenciais e 6 Unidades Universitárias, 78 Polos de Apoio Presencial em todos os estados brasileiros, 725 disciplinas para os cursos a distância, com diferentes materiais didáticos, 60 convênios de cooperação internacional com Instituições de Ensino de 17 diferentes países do mundo, 100 grupos de pesquisa, 325 projetos de iniciação científica, na graduação e na pós-graduação, 50 ideias, projetos e empresas incubadas, 100 mil atendimentos/ano, gratuitos, em serviços para as comunidades e 150 mil alunos formados.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE