• 19º BPM: Alunos do Curso de Formação recebem fardamento

19º BPM: Alunos do Curso de Formação recebem fardamento

20 Nov, 2017 10:40:07 - Segurança

Araranguá (SC)

Na noite de quinta-feira, 16, foi realizada na sede do 19º Batalhão de Polícia Militar de Araranguá a Formatura do Fogo dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2017, lotados no batalhão. A cerimônia contou com a presença do comandante da 6ª Região de Polícia Militar, coronel Cosme Manique Barreto; o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Maike Adriano Valgas; o ex-comandante do 19º BPM, coronel PM da Reserva Remunerada Antônio Carlos Mota Machado; o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, tenente-coronel Jardel Carlito da Silva; o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Daniel Viriato Afonso; o vice-prefeito municipal de Araranguá, Primo Menegalli Junior; demais autoridades e familiares.

A Formatura do Fogo marca o fim de uma etapa e o início de outra, no Curso de Formação de Soldados. É o momento em que os futuros soldados recebem, de forma oficial, o fardamento da PMSC e, a partir de então, deixam de utilizar o uniforme civil nas dependências do quartel-escola.

“Mantenham-se com uma boa condição física e mental, atuem em conformidade com as técnicas preconizadas, sejam ágeis sem precipitação, enérgicos sem truculência e rígidos sem perder a ternura. Observem as palavras que digo e reflitam acerca da complexidade da missão. Não se deixem levar pelo “calor da hora”, decisões alicerçadas em emoções costumam apresentar altos índices de equívocos. Nossa sociedade não tolera erros, a mídia nos condena sem direito a ampla defesa ou contraditório. Então, concito a rumarem no caminho do atendimento técnico-profissional, com o devido amparo legal.” aconselhou o comandante do 19ª BPM, tenente-coronel Maike Adriano Valgas.

Para simbolizar o ato, os familiares entregaram a cobertura aos alunos-soldados, representando a entrega completa do fardamento militar.

Por fim, o comandante da 6ª RPM, coronel Cosme Manique Barreto fez uso da palavra e enalteceu o que representa o fardamento: “Enverguem com orgulho essa farda da corporação. Porque nós policiais militares, assim como nossos familiares, e toda a sociedade de bem, têm que ter orgulho dessa farda. E os policiais militares têm que se sentir confortáveis com ela, ostentarem sem medo. Porque quem tem que sentir medo e desconforto é o criminoso. O criminoso tem que ser preso, condenado e permanecer preso. Eles é que têm que se sentir desconfortáveis e com medo. Não o policial ou cidadão de bem.”

TEXTO E FOTOS/POLÍCIA MILITAR

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE