• 1º Simpósio de Gestão Sustentável do Agronegócio Familiar inicia nesta quarta

    O evento segue até quinta-feira (9), na sede Fetaesc, em São José.

1º Simpósio de Gestão Sustentável do Agronegócio Familiar inicia nesta quarta

08 Nov, 2017 14:50:28 - Economia

São José (SC)

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) promoverá o 1º Simpósio de Gestão Sustentável do Agronegócio Familiar nesta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), na sede da Fetaesc, em São José.

O Simpósio marca uma etapa de 10 anos de ação em 240 propriedades rurais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Na ocasião, o Programa Propriedade Sustentável e os resultados serão apresentados, gerando um documento que será encaminhado ao Governo.

Para o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, é um grande momento para mostrar à sociedade que a agricultura se faz com gestão, planejamento e com ações voltadas às pessoas que vivem em propriedades rurais. “Queremos que o documento garanta uma política de estado para que o Programa Propriedade Sustentável seja ampliado e implantando em outras propriedades rurais com o apoio de universidades, secretarias de agricultura e instituições privadas”, salienta.

O presidente da Federação ressalta ainda que, além da contabilidade, o Programa trabalha o lado social, envolvendo as famílias como parte de um projeto que não visa somente o resultado econômico, mas também qualidade de vida aos trabalhadores e trabalhadoras rurais. “O Programa tem acesso fácil, é simples e tem baixo custo. Precisamos dar condições para o agricultor e agricultora disseminarem a iniciativa pelo sul do Brasil. Não podemos admitir que uma assistência técnica passe pela casa do produtor, vá até a unidade de produção e não se importa com o restante da família”, complementa.

A abertura do evento na quarta (8), às 18h30min, com  pronunciamento de autoridades. Em seguida, às 20h, o Dr. Marcos Fava Neves da FEARP/USP ministrará uma palestra sobre a criação, captura e compartilhamento de valor pelo agronegócio brasileiro. Para encerrar o primeiro dia do Simpósio um coquetel será servido aos participantes.

Na quinta-feira (9), a programação inicia às 8h e encerra às 17h com diversas palestras sobre gestão sustentável em propriedades rurais e no agronegócio familiar; sistema integrado de aves, de suínos; papel da extensão rural no apoio à gestão do agronegócio familiar e os desafios da gestão e agronegócios familiares. 

Promovido pela Fetaesc, Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, e Epagri, o Simpósio conta com o apoio da Souza Cruz, Faesc, Senar, Fetag-RS e Fetaep.

Programa Propriedade Sustentável

Criado em 2007, o programa era chamado de Produtor 10 e, em 2011, ganhou o nome de Propriedade Sustentável para realizar assistência técnica e extensão rural em parceria com o grupo familiar por meio de sustentabilidade socioeconômica e ambiental da propriedade, promovendo melhores condições de vida aos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

O objetivo do Programa é integrar a família na produção e convivência; melhorar a produtividade e qualidade da produção; humanizar o trabalho da propriedade e aumentar os fatores de produção disponíveis na propriedade.

Serviço
O quê: 1º Simpósio de Gestão Sustentável do Agronegócio Familiar
Quando: 8 e 9 de novembro
Onde: Fetaesc – Rua Leoberto Leal, 976 - São José/SC
Inscrições: www.fetaesc.org.br
Mais informações: (48) 3246-8011

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE