• 1º Mamaço reúne mães para incentivar o aleitamento

1º Mamaço reúne mães para incentivar o aleitamento

08 Ago, 2018 16:53:16 - Geral

Içara (SC)

Centenas de mães içarenses se reuniram hoje em Içara para o 1º Mamaço, evento alusivo ao Agosto Dourado, mês de luta e incentivo à amamentação. “O evento também foi um manifesto contra a preconceito às mães que alimentam seus filhos em locais públicos e acolher aquela mãe que por algum motivo conseguiu amamentar”, informou a secretária de Saúde Jaqueline dos Santos.

Quem abriu o evento foi o médico Ederson Tavares, da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Demboski, que palestrou sobre os benefícios e contraindicações da fitoterapia durante a amamentação. “Antes de ingerir qualquer planta, é primordial a orientação profissional. A hortelã, por exemplo, é excelente, mas as nutrizes não podem ingeri-la. Por isso, antes de qualquer uso recomendamos cautela e precaução, na dúvida, não utilize”, alertou.  

A gestante Joelma Limas está grávida de cinco meses e aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas e compartilhar momentos com outras futuras mamães.  "Foi um encontro muito produtivo, esclarecedor, principalmente a parte da plantas medicinais. Estou me preparando fisicamente e emocionalmente para o parto e para a amamentação e receber este auxílio no pré-natal é extremamente importante”, frisou. “A disseminação da boa informação nessa área vital, é determinante para o futuro. Parabéns a todos os envolvidos nesta atividade”, falou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Na ocasião, foram ofertados serviços em saúde, que apresentaram à comunidade o trabalho desenvolvido nas ESF (Estratégias de Saúde da Família) com as consultas de pré-natal , grupo de gestantes e visitas puerperais. Também foram repassadas orientações sobra a técnica shantala (massagem para bebês), dança circular e realizado uma demonstração de Ultrassom (USG) Natural.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE