• 1º Festival Diocesano da Música Católica será realizado na Diocese de Criciúma

1º Festival Diocesano da Música Católica será realizado na Diocese de Criciúma

07 Nov, 2018 15:10:52 - Variedades

Criciúma (SC)

Uma oportunidade para animar, valorizar e incentivar aqueles que são responsáveis pelo serviço da música litúrgica nas comunidades da Diocese de Criciúma. Este é um dos intuitos do 1º Festival Diocesano da Música Católica, uma iniciativa da Comissão Diocesana de Liturgia e da Subcomissão Diocesana de Música Litúrgica.

Ministérios de música, corais, bandas católicas, cantores solos, compositores e músicos que atuam nas comunidades eclesiais poderão divulgar e apresentar seu talento ao público, que terá acesso livre às apresentações. O Festival não tem caráter classificatório e será constituído de três momentos, com datas, programações e locais diferentes.

A primeira etapa será realizada no dia 22 de novembro, na Catedral São José, em Criciúma. Às 19 horas, será celebrada a santa missa, seguida pela realização de uma mesa redonda, no Centro de Pastoral São José, com a participação do padre Elias Della Giustina, da Diocese de Tubarão, e do padre Luís Chang, da Arquidiocese de Florianópolis. Com o tema “A Música Litúrgica no Contexto Pós Concílio Vaticano II”, tem término previsto para as 22 horas, aberta a todos os músicos católicos e lideranças envolvidas na ação litúrgica das comunidades.

No domingo 09 de dezembro, ocorre a segunda etapa. Desta vez, no Palácio das Águas, em Nova Veneza. Das 15 horas às 22 horas, o teatro será palco da apresentação de bandas católicas, ministérios de música e cantores solos que tenham composição própria ou álbum gravado.

A terceira e última etapa será realizada também em um domingo, 16 de dezembro, das 16 horas às 22 horas, na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Vila Nova, Içara. Ali, a “Cantata de Natal” será abrilhantada pelas vozes de corais católicos infanto juvenis e adultos.

“Esperamos, com alegria, a presença e a participação das lideranças que servem a Liturgia da Igreja pela arte do canto, e estendemos o convite a todos os que apreciam a música católica. Sabemos que para cantar a Liturgia, não basta a técnica vocal ou instrumental, é necessário conhecer os princípios que regem os ritos da Celebração Litúrgica. E mais: ao cantarmos a música litúrgica ou músicas católicas, nós evangelizamos e somos evangelizados! É preciso cantar ‘incorporando’ o Mistério de Cristo Ressuscitado e deixar que as nossas vozes se unam ao Espírito de Deus, permitindo que Ele nos transforme. A música e o canto são, portanto, elementos intrínsecos, ou seja, é parte integrante da forma ritual de celebrar o Mistério que Jesus Cristo nos deixou”, enfatiza a mensagem assinada pela Comissão Diocesana de Liturgia, assinada pelo assessor eclesiástico, padre Maxssuél da Rosa Mendonça, e pela coordenadora diocesana, Tânia Regina de Souza Antunes

Inscrições e regulamento

Interessados em se inscrever na segunda e terceira etapas do Festival, devem preencher a ficha de inscrição até o dia 22 de novembro, atentos ao regulamento do evento. A ficha e o regulamento podem ser buscados junto à secretaria das paróquias ou com os coordenadores comarcais da Pastoral Litúrgica. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail liturgiadiocesecriciuma@gmail.com ou whatsapp (48) 99944-1674. Uma comissão, representada por agentes da Pastoral Litúrgica das sete comarcas da Diocese fará a análise e seleção das inscrições. A taxa de adesão para aqueles que irão se apresentar é de 25 reais por inscrição. Os participantes poderão se inscrever individualmente ou em grupo. O Festival está aberto a todas as categorias musicais, nos seus ritmos e composições, desde que não firam a Doutrina da Igreja Católica.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança