• 	Informações sobre a Sessão do dia 27/8 na Câmara de Criciúma

Informações sobre a Sessão do dia 27/8 na Câmara de Criciúma

28 Ago, 2018 10:16:07 - Política

Criciúma (SC)

Hospital São João Batista recebe homenagem pelos 55 anos de fundação

O Hospital São João Batista recebeu na sessão desta segunda-feira (27/8) Moção de Aplauso de autoria do vereador Ademir Honorato (MDB). Desde 1963, criado por Santos Guglielmi, o hospital, que faz parte da vida das pessoas, é uma grande instituição do Sul do Estado de Santa Catarina e vem construindo uma trajetória duradoura, repleta de conquistas e sucessos. A homenagem, aprovada por unanimidade, é em virtude dos seus 55 anos de fundação. A diretora-geral Mariana Rothlisberger e a gerente de enfermagem da entidade, Fabiani Borges Ugioni, estiveram no Legislativo para receber a placa.

“É muito gratificante estar representando o hospital que tem uma trajetória muito importante, milhares de pessoas salvas, pessoas atendidas, e é também uma instituição que empregou muita gente dando sustentação para muitas famílias. Queremos continuar sendo essa referência e estamos trabalhando muito para isso”, disse a diretora-geral.

O vereador, autor da proposta, lembrou das ações do hospital e sua importância para a cidade e região.

Em 1998, o Hospital São João Batista adquiriu a primeira máquina de hemodinâmica na região Sul e passou a ser referência em cardiologia, possuindo o primeiro e único serviço da região que oferece um cardiologista de plantão em tempo integral, além da estrutura completa de exames e procedimentos cardiológicos.

O Hospital São João Batista oferece uma sala especializada para realização de parto humanizado, possui Pronto Atendimento 24 Horas, Equipe multidisciplinar capacitada, Centro de Diagnóstico e Imagem, Serviço de Laboratório, dois consultórios médicos e posto de enfermagem, investindo na aquisição de equipamentos, capacitação profissional e implantação de novos métodos, buscando constantemente a excelência.

Seu sistema informatizado de gestão, utilizado pelos maiores hospitais do Brasil, facilita e organiza o atendimento em todos os sentidos, desde a recepção, prescrições médicas, laudos dos exames até a alta do paciente, cumprindo o compromisso de prestar serviços com qualidade, ética e humanidade, acreditando que o trabalho de um hospital, além de tratar doenças, é cuidar de pessoas.  

Vereador pede mais informações ao CriciumaPrev

O vereador Ademir Honorato (MDB) fez mais dois requerimentos destinados ao Instituto Municipal de Seguridade Social dos Servidores Públicos de Criciúma – CriciumaPrev. As duas proposições foram aprovadas na sessão desta segunda-feira (27/8).

Honorato indaga o instituto sobre o impacto em termos de redução do déficit atuarial,considerando a hipótese de que sejam incorporados, aos recursos do CriciumaPrev, R$ 60 milhões neste ano. 

Em outro requerimento ele solicita a relação de todos os aposentados pelo CriciumaPrev, apresentando esta relação por rendimento na ordem decrescente, contendo nome, idade, remuneração e valor do desconto de cada um, e se todas as aposentadorias estão homologadas e aprovadas pelo Tribunal de Contas de SC.

Vereador pede pavimentação de rua no bairro Verdinho

O vereador Aldinei Potelecki (PRB) está solicitando ao Executivo se existe projeto para pavimentação da Rua Rogério Búrigo, localizada no Bairro Verdinho. Em caso positivo, ele quer saber qual o cronograma para execução. “Enquanto a pavimentação não é realizada, há possibilidade de patrolamento e colocação de material adequado nesta via pública”, pediu.

Lombada

Potelecki também solicitou em outra proposição se existe algum projeto de instalação de lombadas eletrônicas no trecho da Rua Visconde de Cairu entre a Rua Vitor Hugo e a Rua Domênico Sônego localizada no Bairro Santa Barbara, pois os carros transitam em alta velocidade por este local, causando insegurança aos pedestres. As proposições foram aprovadas por unanimidade.

Parlamentar cobra início da programação de pavimentações

O vereador Julio Kaminski (PSDB) solicitou, por meio de proposição, pacote de pavimentações Conforme pedido nas indicações 68/17 e 144/18. Ele requer data para início da programação para a pavimentação das seguintes ruas do bairro Jardim Angélica: José Adevir Milioli, Rua Aristides Felizardo Lima, Rua Arno Amboni, Rua José Passos da Motta, Rua Francisca Alves Rozeng, Rua Elvina dos Santos Rocha, Travessa Lourenço Cechinel Netto e Rua Rosita Danovith Finster. As proposições foram aprovadas por unanimidade.

Vereadores rejeitam veto ao projeto que determina reserva de vagas em creches para filhos de vítimas de violência doméstica

Os vereadores rejeitaram, por unanimidade, o veto total do prefeito ao Projeto de Lei de Iniciativa do Poder Legislativo nº PL/020/18, que “determina a reserva de vagas em creches da rede pública municipal e da AFASC - Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica”. A matéria é de autoria do Vereador Salésio Lima (PSD).

Conforme o autor da matéria esta iniciativa permite às mulheres vítimas de violências encontrarem uma nova saída, de modo que permita sua independência financeira e sua subsistência, bem como a de seus filhos, o que muita vezes não é possível.

As matrículas dessas crianças serão realizadas com a apresentação dos seguintes documentos, cópia do Boletim de Ocorrência expedido pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher; e cópia do exame de corpo de delito. Será concedida e garantida a transferência de uma creche para outra na esfera da rede municipal de acordo com a necessidade de mudança de endereço da mãe, visando garantia de segurança da mulher e dos filhos.

Projeto do Executivo

Os vereadores aprovaram em primeira discussão o projeto de lei PLC/PE 19/18 de autoria do Executivo que Altera os arts. 2º, 10, 12 e 13 da Lei Complementar nº 069, de 12 de dezembro de 2009.

Na justificativa o Executivo salientou que trata da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial do Município de Criciúma – COPIRC, bem como o Programa Municipal de Educação para Diversidade Étnica e Racial.

“A alteração dos artigos visa substituir a subordinação da COPIRC, atualmente para Secretaria Municipal de Educação, para que passe a ser subordinada a Secretaria Municipal de Assistência Social, bem como substituir a Secretaria de Educação pela Secretaria de Assistência Social junto a eventuais convênios e prevenção de doenças especificamente voltadas à população negra”, comentou.

Tais alterações se justificam na medida em que a Secretaria de Assistência Social lida mais diretamente com as questões da desigualdade racial, de modo que pode melhor auxiliar a COPIRC nas suas atribuições.

Plenário lotado no primeiro dia de mudança de horário das sessões

O primeiro dia de Sessão Ordinária do Legislativo foi marcado por grande participação da comunidade. Desde às 16h30 a população começou a circular pelas galerias da Câmara de Criciúma. Desde hoje as sessões ordinárias do Legislativo são às 17h nas segundas e terças-feiras. Já o horário das Comissões Permanentes da Casa foi antecipado para as 16h. O Projeto de Resolução PR 08/18 de autoria da Mesa Diretora foi aprovado na sessão da última segunda-feira (20/8).

Conforme o presidente Julio Colombo (PSB) a ação vai gerar mais economia e está proporcionada pelo menor uso de energia elétrica, diminuição de hora extra com funcionários designados para atuarem nas sessões, entre outras economias diretas e indiretas, não havendo qualquer prejuízo à população.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança